Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Com assinatura de 16 vereadores, Câmara de Ipatinga instala CPI para investigar contrato de aluguel da PMI

Com assinatura de 16 vereadores, Câmara de Ipatinga instala CPI para investigar contrato de aluguel da PMI

Com assinatura de 16 vereadores, Câmara de Ipatinga instala CPI para investigar contrato de aluguel da PMI

IPATINGA – Um requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato de aluguel da Prefeitura de Ipatinga recebeu a assinatura de 16 vereadores na Câmara Municipal. O documento (nº 108)  foi protocolado nesta segunda-feira (23) e, por ter tido mais de 7 adesões (1/3), não precisa passar por votação no plenário.

O requerimento solicita que a CPI seja composta por três membros e que tenha um prazo de 120 dias para apurar os fatos citados na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A ação questiona a legalidade do contrato de aluguel de um prédio, localizado no bairro Cidade Nobre, para abrigar as instalações da Prefeitura de Ipatinga de forma transitória.

O valor do contrato é de R$ 3,6 milhões, e o Ministério Público alega que a Prefeitura não cumpriu as exigências legais para a contratação. Os vereadores que assinaram o requerimento querem saber se o contrato é irregular e se pode ter causado prejuízos aos cofres públicos.

Por ter sido o primeiro a assinar o requerimento, o vereador Chiquinho foi automaticamente designado para a vice-presidência da comissão. Agora, cabe ao presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, nomear os responsáveis pela presidência e relatoria do colegiado. Conforme o regimento interno, o presidente da instituição tem a prerrogativa de publicar a portaria com as nomeações para os novos cargos.

Mais

Embora tenha sido criada uma CPI, outro pedido para uma investigação mais abrangente foi negado pelo Plenário.

O requerimento de nº 107, proposto pelos vereadores Fernando Ratzke, Cida Lima, Cecília Ferramenta e Professora Mariene, buscava investigar não apenas o aluguel do imóvel pela Prefeitura, mas também supostas irregularidades na compra de kits de robótica, na contratação de serviços publicitários e nos estudos de revisão do Plano Diretor.

Uma vez que o requerimento não alcançou os sete votos necessários, ele foi levado ao Plenário. Lá, não conseguiu a maioria absoluta e, consequentemente, foi arquivado.

Governo de Ipatinga reitera seu compromisso com a transparência e lisura no trato com a coisa pública

Arquivados todos os pedidos de impeachment apresentados contra a atual gestão do município, na última semana, por inconsistência de provas ou falta de substância de argumentos identificada pela comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal, a Prefeitura de Ipatinga vem a público se manifestar sobre nova decisão de alguns vereadores do Legislativo, nesta segunda-feira (23), com definição de abertura de processo investigatório acerca de denúncias formuladas.

Certa do desfecho que convergirá para esclarecimento de todas as dúvidas, resguardando o caráter idôneo que baliza as suas ações, a Administração reafirma o seu compromisso fiel em agir com total lisura em relação às suas responsabilidades no trato com a coisa pública.

O governo municipal sempre esteve e continuará de portas abertas para atender ao papel fundamental do Legislativo em, além de propor melhorias e conquistas em favor da população por meio de projetos diversos, também fiscalizar diligentemente os atos do Executivo, defendendo os interesses da coletividade que lhe outorgou a responsabilidade de representá-la.

O chefe do Executivo municipal reforça que sua trajetória sempre foi pautada na transparência, ética e no compromisso com os ipatinguenses, com plena consciência da importância de manter a integridade em todas as ações que realiza. E reitera que seguirá trabalhando incansavelmente para garantir um futuro melhor, mais justo e próspero para cada cidadão.

O prefeito agradece o apoio contínuo da população e pede que mantenham a fé em sua gestão.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM