O ex-senador Castellar Neto (PP) irá atuar na Secretaria de Governo de Minas Gerais. Conforme publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (27 de fevereiro), ele vai exercer a função de agente colaborador do novo titular da pasta, Marcelo Aro (PP). Entre as funções, Castellar atuará como consultor na articulação política intragovernamental e intergovernamental, assessoramento e suporte técnico no que se refere às relações com o Poder Legislativo. A designação vale até dezembro de 2026.
Castellar tomou posse como senador em julho de 2024, após Carlos Viana (Podemos) se licenciar para se dedicar à campanha para a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele ocupou o cargo até novembro, quando Viana retornou ao Senado após derrota nas eleições de 2024.
O mais novo colaborador do governo Romeu Zema (Novo) já foi secretário de Governo na gestão do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) e se afastou do cargo em março de 2024, já como parte das articulações para a disputa da capital. Castellar é advogado criminalista, bacharel em Direito pela Universidade Fumec, especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade Sorbonne.
Ele ainda foi conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, entre 2016 e 2018, além de membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e do Instituto de Ciências Penais (ICP). Castellar também foi presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) e um dos atuais vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Confira a matéria completa em: zug.net.br