O consumo nos supermercados brasileiros recuou 4,25% em fevereiro, na comparação com janeiro. O gasto das famílias, entretanto, foi 2,25% superior no mês, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e foram divulgados, nesta quinta-feira (20), em coletiva à imprensa.
“Nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias foi pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos”, relembra Milan, destacando que a priorização de gastos fixos gera redução do consumo de outros itens no período.
Além desses fatores, o executivo também pontua que a realização do Carnaval em março – diferentemente de 2024, quando ocorreu em fevereiro – também influenciaram o desempenho mensal. Ovos e café foram os produtos que mais subiram de preço em janeiro, de acordo com o monitoramento feito pela Abras. Os ovos encareceram 15,39%, enquanto o café torrado e moído avançou 10,77%.
Por outro lado, conforme a Abras, a Páscoa deve gerar um aumento de consumo de até 12%. A previsão de alta ocorre mesmo com um encarecimento de todos os produtos sazonais do período. Conforme a entidade, o preço do azeite subiu 18%, enquanto o bacalhau avançou 10% e o vinho importado teve alta de 7,5%. Os chocolates, sob impacto da alta do cacau, subiram 14%, de acordo com a Abras.
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