O Cruzeiro estreia no Brasileiro no próximo sábado (29 de março), no Mineirão. A expectativa é de casa cheia, já que mais de 30 mil torcedores já garantiram entradas para o jogo. Em campo, a missão do técnico Leonardo Jardim é provar que todo o período de ‘intertemporada’ – os mais 30 dias sem jogos após a eliminação do Campeonato Mineiro – serviu para colocar o time novamente no caminho das vitórias.
Uma das missões do treinador celeste é ajustar a defesa estrelada. Em 10 jogos oficiais nesta temporada, o Cruzeiro sofreu 11 gols. Considerando todos os jogos do ano – amistosos e jogos-treino – a Raposa só não foi vazada em duas partidas. Situação que o próprio goleiro Cássio já afirmou que sua atuação da defesa pode melhorar.
“A gente fez como se fosse uma pré-temporada. Eles (preparadores de goleiro) tiraram o máximo da gente. Eu, como atleta, tenho que entender como o professor Jardim quer que eu trabalhe… Por mais que eu já tenha experiência, estamos sempre aprendendo e evoluindo. O que é controlável? Me preparar bem, me dedicar”, afirmou.
Definir o ataque
Não é mistério que Leonardo Jardim está testando várias formações na frente. Dudu e Wanderson podem figurar como pontas. Matheus Pereira está menos centralizado e o ataque pode ter Bolaise ou Gabigol. Kaio Jorge e Lautaro se recuperaram fisicamente, mas também já estariam aptos para atuar. No Campeonato Mineiro, foram 13 gols em 10 jogos.
“Espero que a gente possa fazer diferente do que fizemos no Campeonato Mineiro, que possamos ser mais competitivos, marcar mais forte, definir as jogadas mais rápido”, projetou Dudu.
Esquema tático fixo?
Leonardo Jardim também tem testado vários esquemas táticos no Cruzeiro. O treinador tem testado muito o esquema 4-3-3, com dois pontas rápidos e um camisa 9. Jardim também já 4.-2-1-3, com um volante que fica na frente da zaga, outro volante mais avançado, dois pontas e um camisa 10 articulando as jogadas.
Além disso, ele sempre monta seus times priorizando a saída de bola de pé em pé, sem chutões ou longos cruzamentos.
Cruzeiro e Mirassol, sábado (29 de março), será às 18h30, no Mineirão. A partida terá transmissão nos canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports .