BRASÍLIA – A influenciadora digital Deolane Bezerra não irá a depoimento marcado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga a atuação de empresas de apostas virtuais, as chamadas “bets”. Ela foi convocada para falar às 11h desta quinta-feira (10) na condição de testemunha, mas conseguiu um habeas corpus para não ser obrigada a comparecer.
Deolane chegou a gravar um vídeo informando que não iria. O conteúdo foi publicado em seu Instagram com uma imagem do habeas corpus, mas apagado momentos depois.
“Eu não vou comparecer. Eu não vou ser boba da corte de ninguém e não vou ser usada de bode expiatório mais uma vez. Então, eu não iriei, já que eu ganhei um habeas corpus me facultando de ir ou não”, declarou no vídeo que foi apagado.
Apesar de ter apagado o conteúdo, a equipe da CPI das Bets confirmou que a influenciadora não irá comparecer à reunião marcada.
O depoimento dela era o único item da pauta desta quinta-feira. Ela chegou a ser presa em setembro de 2024 em uma investigação que mirou lavagem de dinheiro e a prática de jogos ilegais.
O habeas corpus foi concedido pelo ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da defesa de Deolane. O ministro entendeu que ela tem o direito de não se autoincriminar por ser alvo de investigações em curso na Justiça.
Na segunda-feira (7), o advogado Rafael Pina Von Adamek, que representa a influenciadora, informou ao Senado Federal que ela iria à sessão, e, inclusive, arcaria com os custos da viagem com o próprio dinheiro.
“Conversando com a senhora Deolane Bezerra, decidimos que ela mesma arcará com os custos da viagem para a capital federal, sendo desnecessária a emissão de passagens e pagamento de diárias”, declarou o defensor na ocasião.
Confira a matéria completa em: zug.net.br