Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Com atendimento acessível e humanizado, AMORSaúde chega a Coronel Fabriciano para ampliar o acesso à saúde

Com atendimento acessível e humanizado, AMORSaúde chega a Coronel Fabriciano para ampliar o acesso à saúde

BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta terça-feira (6), o julgamento de mais um grupo de investigados por participação na suposta tentativa de golpe de Estado articulada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota nas eleições de 2022.

O chamado “núcleo 4” é formado por militares da reserva e civis que, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), atuaram em campanhas de desinformação e ataques virtuais a instituições democráticas. O objetivo era desacreditar o processo eleitoral e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A análise da denúncia será feita pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente do colegiado), Alexandre de Moraes (relator dos inquéritos sobre os atos de 8 de janeiro de 2023), Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux. O julgamento está previsto para ocorrer em dois dias, terça-feira (6) e quarta-feira (7), mas a expectativa é que se encerre no primeiro.

Se a Corte aceitar a denúncia da PGR, os investigados passarão à condição de réus em ação penal e deverão apresentar defesa prévia no prazo de cinco dias. Na sequência, será iniciada a fase de instrução criminal, com produção de provas, oitiva de testemunhas e eventual interrogatório dos acusados.

Quem são os denunciados do núcleo 4

De acordo com a acusação assinada pelo procurador-geral, Paulo Gonet Branco, os sete denunciados integraram uma estrutura voltada à sabotagem institucional por meio de ataques coordenados na internet e disseminação de mentiras sobre a lisura das eleições de 2022.

Eles teriam defendido abertamente a desobediência ao resultado das urnas e insuflado a base do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o Supremo, o TSE e o Congresso Nacional.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM