Os 133 cardeais que participam do Conclave retornam à Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (08/05). Mais uma vez, eles tentarão eleger o novo papa, enquanto uma multidão aguarda do lado de fora a visão da fumaça sobre o templo, que indica se o grupo alcançou ou não um consenso. O Vaticano não confirmou o início da votação, mas o horário previsto para ela era 5h30, no horário de Brasília, portanto o indicativo é de que os cardeais já estejam em votação.
Se eles chegarem a uma decisão já na primeira rodada de votação, fumaça branca será expelida pela chaminé a qualquer momento. Caso contrário, outra votação será realizada em seguida e, se também não houver definição, aí, sim, será liberada fumaça preta.
No primeiro dia do Conclave, houve uma demora inesperada na divulgação do resultado. A expectativa era de fumaça por volta das 14h, mas ela só foi liberada duas horas depois. Já era previsto que os cardeais não chegassem a um consenso na primeira votação, uma vez que, para um papa ser eleito, são necessários os votos de dois terços dos religiosos.
Caso as duas rodadas da manhã desta quinta também sejam frustradas, outras duas ocorrem durante a tarde, uma inicialmente prevista para 12h, e a última, para as 14h do horário de Brasília. Se nem após as quatro houver uma definição, o processo é repetido na sexta-feira (09/05).
Não há prazo definido para o Conclave terminar. O padrão das votações mais recentes tem sido de uma decisão relativamente rápida: nos últimos dois Conclaves, chegou-se a um consenso em dois dias. No processo deste ano, porém, há algumas variáveis novas, como o número de cardeais votantes, que é o maior da história.
Confira a matéria completa em: zug.net.br