O norte-americano Robert Prevost, eleito papa nesta quinta-feira 8, usará o nome de Leão XIV, repetindo uma escolha feita pela última vez há mais de um século.
O italiano Vincenzo Gioacchino Pecci adotou o nome de Leão XIII em seu pontificado de 25 anos, entre 20 de fevereiro de 1878 e julho de 1903.
Leão XIII promoveu debates sobre justiça social e se destacou por uma intensa produção de documentos eclesiásticos, abordando temas diversos, como o pensamento social da igreja. Ficou marcado especialmente pela Encíclica Rerum Novarum, de 1891, que lançou as bases da doutrina social da Igreja Católica e ainda é uma referência em discussões sobre justiça social e direitos dos trabalhadores.
No Brasil, famosos comemoraram a confirmação de que o papa Francisco tem um novo sucessor e desejaram uma boa trajetória para Robert Prevost, que usará o nome de papa Leão XIV.
A cantora Daniela Mercury, por exemplo, desejou que ele mantenha um estilo progressista assim como o papa Francisco. A atriz Ingrid Guimarães também celebrou o novo papado e destacou a importância do momento histórico.
O cantor Thiaguinho também acompanhou a repercussão da escolha do novo papa. “Vendo a história acontecer. Mais um sucessor de Pedro. Amigo do papa Francisco”, escreveu o artista.
Confira a matéria completa em: zug.net.br