A Prefeitura de Fabriciano realiza, ao longo do mês de maio, uma série de ações educativas como parte da campanha Maio Amarelo 2025, que este ano traz como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”. O movimento de conscientização para a segurança no trânsito busca alertar a população sobre os perigos da imprudência, incentivando comportamentos mais responsáveis e humanos nas vias públicas.
Segundo a coordenadora da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), Ana Paula Barcelos, o Maio Amarelo é um momento fundamental de mobilização em favor da vida. “Estamos com um calendário extenso, com ações que envolvem várias secretarias. A Transitolândia, por exemplo, leva conhecimento de forma lúdica às crianças, enquanto, nas UBSs, profissionais de saúde alertam sobre os riscos da imprudência. Mais uma vez, o município se mobiliza com uma campanha bonita e necessária, voltada para a conscientização no trânsito”, destaca Ana Paula.
A campanha tem como foco reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito por meio da educação, da mobilização social e de abordagens preventivas. Em Coronel Fabriciano, as ações incluem blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, palestras e atividades em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre com a proposta de orientar condutores, pedestres e ciclistas sobre os cuidados necessários para preservar vidas.
A programação teve início no dia 7 de maio, com uma carreata e segue durante todo o mês com atividades em diversos bairros. Além das blitzes educativas, atividades temáticas também estão previstas em algumas UBSs e escolas do município.
O secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Magela, destaca a relevância da campanha como forma de sensibilizar a população sobre o impacto de pequenas atitudes no cotidiano do trânsito. “O Maio Amarelo é uma campanha muito importante para a cidade, pois promove atividades que conscientizam a população sobre a necessidade da segurança no trânsito e reforçam o nosso trabalho que é realizado de forma efetiva durante o ano, não só na manutenção das vias”, afirma o secretário.
Além da redução de acidentes, o Maio Amarelo reforça a importância da mobilidade das pessoas, que envolve o modo como o cidadão se desloca e interage no espaço urbano, diferentemente da mobilidade urbana, que se refere apenas à infraestrutura e aos meios de transporte. A cor amarela, símbolo da campanha, representa atenção e sinalização, e convida toda a sociedade a refletir sobre seu papel na construção de um trânsito mais seguro.
PROGRAMAÇÃO – MAIO AMARELO EM FABRICIANO
- 07/05 – Abertura (09h) | Carreata com veículos da frota Prefeitura
- 09/05 – Atividades educativas (07h30) | UBS Caladão
- 14/05 – Blitz educativa (09h) | Rua Maria Matos
- 15/05 – Atividades educativas (13h30) | UBS Floresta
- 21/05 – Atividades educativas (08h30) | UBS Recanto Verde
- 22/05 – Blitz educativa (09h) | Praça da Bíblia
- 28/05 – Blitz educativa (09h) | CEM
- 30/05 – Encerramento da Campanha (08h30) | UBS Amaro Lanari
Confira a matéria completa em: zug.net.br