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Com atendimento acessível e humanizado, AMORSaúde chega a Coronel Fabriciano para ampliar o acesso à saúde

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Está chegando a quinta edição da Feira Comercial de Produtos e Serviços (Feiraço) de Ipatinga. O evento, que acontecerá entre 21 e 24 de maio (quarta-feira a sábado), no estacionamento do Ipatingão, oferecerá, novamente, grande visibilidade para empresários, empreendedores e seus produtos e serviços, a exemplo do que ocorreu em 2024, quando atraiu mais de 32 mil visitantes e arrecadou 1,5 tonelada de alimentos para o Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.

E, neste ano, a Feiraço conta, pela segunda vez consecutiva, com o apoio da Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas). Trabalho conjunto do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em parceria com a Agência de Desenvolvimento ADESIAP Minas, o projeto se firmou como estratégia inovadora para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em todo o estado, ofertando oportunidades de negócios, acesso à tecnologia e inovação, capacitação profissional e integração regional, além da aproximação do poder público junto aos territórios, o que facilita o acesso destes às políticas públicas.

A iniciativa também reduz desigualdades, por meio da descentralização de oportunidades, impulsiona a competitividade, gera emprego, renda e oportunidades em todas as regiões mineiras. A diversificação econômica é um dos efeitos em regiões dependentes de uma só atividade, com o fortalecimento daquelas que se baseiam em vários meios produtivos.

Em Ipatinga, os setores da indústria e serviços, seguidos pelo do comércio e da construção civil, lideram a geração de trabalho e renda, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) relativos ao período entre 2021 e 2024 e do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Feiraço

A realização da Feiraço é da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e do Sebrae. São mais de 100 empresas de diversos segmentos que expõem e vendem seus produtos e serviços na feira. Além de oferecer um ambiente para geração de negócios e prospecção de clientes, o evento também conta com um espaço para lazer e diversão.

Para o diretor da Codemge, Lucas Pitta, “a Feiraço de Ipatinga é um verdadeiro símbolo de empreendedorismo e desenvolvimento no Valo do Aço.  A SDE Minastem como base o associativismo, por isso, valorizamos imensamente essa união com a CIAP, a CDL, o Sebrae e o Governo Municipal. A força destas associações é o que torna eventos como a Feiraço prósperos, relevantes e capazes de impulsionar toda uma cadeia empresarial. Para nós, é um orgulho fazer parte disso, apoiar iniciativas que geram oportunidades, fortalecem o relacionamento entre empresários e estimulam a diversificação econômica. A Feiraço mostra o potencial de Ipatinga, da região do Vale do Aço e de toda a Minas Gerais. A SDE Minas segue firme nessa missão de apoiar e expandir iniciativas como esta por todo o estado.”

A SDE Minas

A missão da SDE Minas é apoiar, de forma subsidiária, eventos setoriais ou multissetoriais já existentes, absorvendo custos,  oferecendo serviços e criando oportunidades para aproximar expositores de seus clientes e toda a cadeia produtiva do governo estadual. O principal objetivo é potencializar os resultados desses eventos, durante e após a sua realização, respeitando o protagonismo local e somando esforços para gerar resultados ainda mais expressivos.

Em 2024, a SDE Minas percorreu 12 municípios, atraiu mais de 99 mil visitantes, abriu espaço para 1.081 expositores e qualificou 5 mil pessoas. O impacto econômico foi da ordem de R$ 186 milhões, tendo gerado R$ 41 milhões em negócios imediatos.

Em 2025, a SDE Minas atinge um marco histórico com presença em 23 cidades mineiras e investimento de R$ 5 milhões direcionados aos eventos participantes, transformando realidades e impulsionando o desenvolvimento regional.

De acordo como o diretor executivo da ADESIAP Minas, Denis Donato, “a SDE Minas oferece oportunidades, em especial para proprietários de pequenas e micro empresas, ao proporcionar a participação deles em eventos grandiosos como a Feiraço, de alto impacto do ponto de vista de relacionamento e negócios. Nestas condições, eles conseguem mover seus negócios, gerando mais emprego e renda e contribuindo para que ocorra um impacto positivo sobre a economia local”. A função da Agência de Desenvolvimento durante os eventos multissetoriais e setoriais da SDE Minas é o de auxiliar o gestor de negócios a elaborar projetos, captar recursos e gerir o próprio evento, transferindo metodologias e tecnologias que o aprimoram.

O Trem do Desenvolvimento

O conceito central da SDE Minas em 2025 é uma poderosa metáfora inspirada na história ferroviária mineira. A locomotiva representa a força motriz da parceria entre Governo de Minas, Codemge e ADESIAP Minas, levando em seus vagões o progresso para todo o estado. Os trilhos simbolizam a base sólida do projeto, construída sobre valores como ética, inovação e relacionamento, que guiam todas as ações da iniciativa. Cada cidade é uma estação, o ponto de encontro entre as pessoas que fazem o desenvolvimento acontecer.

A passagem do Trem do Desenvolvimento deixa um selo simbólico de transformação em cada território, marcando a presença do evento na agenda estadual. Esta metáfora ferroviária reforça que o desenvolvimento, assim como os trens históricos, avança sobre trilhos sólidos de colaboração, movimento constante e integração entre todos os atores do progresso mineiro.

Saiba mais sobre a SDE Minas e as estações que o Trem do Desenvolvimento percorrerá em 2025 pelo site: sdeminas.com.br.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

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