Search
Close this search box.
Home » Fique Ligado » Com samba raro de Paulinho da Viola, álbum de Sonia Santos é editado em CD

Com samba raro de Paulinho da Viola, álbum de Sonia Santos é editado em CD

soniasantoscrioula

Seis meses após o primeiro álbum da cantora carioca Sonia Santos ter sido lançado pela primeira vez em CD, o segundo álbum dessa voz do samba que migrou para os Estados Unidos na década de 1980, Crioula, volta ao catálogo neste mês de março de 2018 no mesmo formato de CD. Tal como o antecessor Sonia Santos (1975), Crioula (1977) é álbum originalmente editado pela gravadora Som Livre com produção dirigida por Guto Graça Mello.
Com arranjos do maestro carioca Edson Frederico (1948 – 2011), Crioula apresentou no repertório um então inédito samba-acalanto da lavra nobre de Paulinho da Viola, Quando nasce o filho de um sambista, título que se tornaria obscuro e raro na obra do compositor carioca pelo fato de nunca ter ganhado registro posterior do autor ou de qualquer outro intérprete ao longo desses 41 anos.
Parceira de Angela Suarez na composição do sacolejante samba que batiza o disco, Crioula, Sonia Santos dá voz no álbum aos nostálgicos e melancólicos sambas-canção A distância (Dedé da Portela e Sérgio Fonseca, 1977) e Fracasso (Mário Lago, 1946), este lançado na voz do cantor carioca Francisco Alves (1898 – 1952).
Menos sedutor do que o primeiro álbum de Sonia Santos, Crioula ganha a primeira edição em CD dentro de coleção de reedições produzidas pelo pesquisador Marcelo Fróes para o selo Discobertas com títulos das gravadoras Som Livre e RGE, todos inéditos no formato de CD.
O relançamento é oportuno para que novas gerações de colecionares de CDs descubram a voz dessa artista surgida em 1975 no boom de cantoras propagadas como sambistas pela indústria do disco no rastro do estouro, em 1974, da cantora mineira Clara Nunes (1942 – 1983). Algumas, como Alcione, se firmaram na carreira. Outras, como Geovana e Sonia Santos, não conseguiram pavimentar trajetória regular no mercado fonográfico.

Fonte: G1 Música – Leia a matéria completa.

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM