Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Comandante detalha como será a atuação da Guarda Municipal de Ipatinga

Comandante detalha como será a atuação da Guarda Municipal de Ipatinga

mn_20240410180511_yLp3EA134X.jpg

11 de abril, de 2024 | 08:30

Comandante detalha como será a atuação da Guarda Municipal de Ipatinga

Anderson Figueiredo
Levy deu detalhes sobre a atuação da GCM de Ipatinga em entrevista ao Diário do AçoLevy deu detalhes sobre a atuação da GCM de Ipatinga em entrevista ao Diário do Aço

Por Matheus Valadares – Repórter Diário do Aço
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ipatinga, em breve, estará nas ruas da cidade. Amanhã será realizada a solenidade de formatura da 1ª turma do curso da instituição. A partir deste momento, os agentes têm o estágio operacional até o fim do mês. Desta forma, a população vai começar a ver a Guarda presente em alguns pontos do município, seja por patrulhamento a pé ou motorizado.

“É um momento em que todo o aprendizado que foi passado ao longo do curso de formação vai ser colocado em prática, lógico, através da supervisão. O comandante, o subcomandante, o corregedor e o ouvidor e mais alguns inspetores também que estão contribuindo com essa missão do estágio operacional”, afirmou Levy Sampaio, comandante da GCM, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço.

Ainda de acordo com o chefe de patrulhamento da GCM, a instituição vai trabalhar com a filosofia do policiamento comunitário. “É o policiamento voltado para o problema, ouvindo e conversando com a comunidade, discutindo aquilo que pode ser resolvido, até por outras secretarias de defesa social que possam solucionar algum problema que esteja desaguando na segurança pública”, explicou Levy.

Atuação da GCM
A Guarda Municipal de Ipatinga vem para somar forças com os demais órgãos de segurança. Conforme o comandante, diversas reuniões já foram realizadas com as demais instituições, e o diálogo permanecerá para que não tenha um planejamento frustrado com a presença de duas forças no mesmo local, e assim, possam cobrir um maior espaço territorial.

A GCM foi instituída por meio do Protocolo da Lei 3.022, de 2014, que é a guarda armada e equipada. Levy garantiu que a administração municipal tem cumprido com esses princípios.

E apesar de não ter uma escala de horário já definida, o comandante garantiu que os guardas já serão empenhados em patrulhamento escolar, nas unidades de saúde, com a chamada patrulha SUS, que é uma patrulha que visita as unidades de saúde, bem como acompanhando entrada, saída e recreio de alunos em escolas, e também será realizado o patrulhamento nas grandes áreas, como por exemplo, Parque Ipanema, que terá agentes da Guarda Civil durante 24 horas. Os grandes centros comerciais e praças também estão previstos para serem patrulhados.

“A Guarda, toda vez que deparar com algum delito, com algum ato infracional, vai adotar todas as medidas que a legislação prevê que é conduzir [o infrator] à autoridade policial”, ratificou o comandante.
“A nossa intenção é que a Guarda esteja presente no município todos esses horários, porque o crime e a violência não têm hora para acontecer, e nada melhor do que a prevenção para que a gente possa evitar qualquer tipo de delito”, reforçou.

Busca pessoal
Perguntado pela reportagem do Diário do Aço sobre a possibilidade de os guardas municipais realizarem busca pessoal em indivíduos, Levy citou os entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O STJ teve alguns entendimentos em ocorrências da Guarda Civil anulando algumas prisões, em entendimento de que a guarda não poderia fazer abordagem, mas no STF todas essas decisões foram derrubadas. O STF reconhece as guardas municipais e já é mérito julgado, como instituição de segurança pública. É lógico que nós vamos estar fazendo busca e revista, cumprindo nosso papel constitucional, com as pessoas que estejam utilizando bem serviços e instalações”, justificou.

Curso de formação
Os alunos passaram por cinco meses e meio de curso de formação, no qual foram submetidos a várias disciplinas, técnicas de procedimento operacional, teoria e prática de armamento e tiro, direitos humanos, patrulhamento comunitário, defesa pessoal, atividade física e várias outras matérias referentes ao Direito. Foram 812 horas aulas, conforme grade estabelecida pelo Ministério da Justiça, por meio de uma grade nacional, que as guardas são obrigadas a cumprirem.

Sede da GCM em Ipatinga
A sede da corporação será em um imóvel na avenida 26 de Outubro, no bairro Bela Vista. A propriedade foi cedida em regime de comodato à administração de Ipatinga pela Usiminas. O contrato tem a validade de cinco anos, e abrange o período de 11 de dezembro de 2023 a 10 de dezembro de 2028.

A área cedida tem 8.710 metros quadrados e dispõe de três piscinas, duas quadras, instalações administrativas e uma ampla área livre para práticas esportivas e de treinamento. No espaço já funcionaram, entre as décadas de 1980 e 1990, o Grêmio Bela Vista (Grembel) e o Grêmio Recreativo de Empregados da FSFX (GREF).

Levy informou que a sede está passando por “um momento de adaptação das instalações”. No local também será estabelecida a central de comando e controle, onde todas as ocorrências serão acionadas por meio do número 153.
A sede também será responsável por armazenar materiais bélicos, que serão vigiados pelos próprios agentes.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM