24 de maio, de 2024 | 16:49
Começa na segunda-feira, em Ipatinga, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
Entre os dias 27 de maio e 14 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) será realizada em todo o país. Destinada a crianças menores de cinco anos, a iniciativa tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da paralisia infantil e assegurar que todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização sejam aplicadas.
Conforme divulgado pela administração de Ipatinga, a vacinação será ofertada em todas as unidades de saúde. Para crianças de um a cinco anos, a vacina será administrada via oral, com a tradicional gotinha. Já os bebês menores de um ano e as crianças de um a quatro anos com esquema básico de rotina incompleto receberão a vacina VIP (Vacina Inativada contra Poliomielite), que é injetável. Os responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima, levando a documentação da criança e a caderneta de vacinação.
“Vacinar nossas crianças é um ato de responsabilidade. A poliomielite é uma doença grave, capaz de causar paralisia e até a morte, mas pode ser totalmente evitada com a vacinação. Nosso objetivo é alcançar uma cobertura vacinal de 95%, garantindo a proteção das nossas crianças e contribuindo para a erradicação da doença”, adianta o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode ser transmitida pelo contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas, levando à paralisia. Não há cura, e a vacina é a única forma de prevenção.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br