Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » COMEÇOU A LIMPEZA: Timóteo contabiliza cerca de 260 famílias atingidas pela chuva

COMEÇOU A LIMPEZA: Timóteo contabiliza cerca de 260 famílias atingidas pela chuva

COMEÇOU A LIMPEZA: Timóteo contabiliza cerca de 260 famílias atingidas pela chuva

A prefeitura realizou intervenções na avenida Pinheiro, no bairro Limoeiro

TIMÓTEO – O prefeito de Timóteo, Vitor Prado, esteve, na manhã desta segunda-feira (13/01), com o governador do estado, Romeu Zema, e destacou a necessidade de agilidade no envio de recursos para que as ações que visam garantir a segurança da população, restaurar os danos sofridos pelas famílias diretamente atingidas pelas chuvas e reconstruir a cidade possam ocorrer de forma rápida e eficiente.

Já no início da tarde, o chefe do Executivo recebeu, em seu gabinete, o Tenente Coronel Marcelino e demais integrantes da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, para apresentar um levantamento, feito pela Defesa Civil de Timóteo, dos equipamentos e materiais necessários para que o município possa realizar as ações de prevenção e também estar preparado para prestar os devidos atendimentos ao cidadãos.

Segundo o Tenente Coronel Marcelino, da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, um efetivo foi deslocado para a região do Vale do Aço para reunir todos os órgãos e entidades necessários, no intuito de solucionar os problemas apresentados, apoiar nas vistorias nas áreas de risco que foram geradas após as chuvas e mobilizar ajuda humanitária para a região. “Hoje a Defesa Civil trouxe colchões, kits de limpeza e higiene, cestas básicas para atender, primeiramente, as cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso que, infelizmente, registraram óbitos devido a tempestade e, na sequência, traremos estes materiais para apoiar Timóteo e Belo Oriente”, informou.

Com relação ao alerta emitido para os aparelhos de celular das pessoas, durante a madrugada desta segunda-feira, o Tenente Coronel ressaltou que o importante é saber o que fazer depois de receber a mensagem. “Estamos monitorando a região mais de perto e percebemos, durante a noite e madrugada, que, além do grande volume que já estava caindo, a chuva iria aumentar. Como havia chances tanto de deslizamentos quanto de enchentes e inundações, nós optamos por enviar um alerta que, mesmo com o aparelho no modo silencioso, vai tocar, e se a pessoa estiver em área de risco é importante que ela saia do local. É uma ferramenta nova, foi disponibilizada, a pouco tempo, para a Defesa Civil estadual e está em fase de aprimoramento para que o próprio município faça o envio do alerta. Hoje, ela está sob responsabilidade da Defesa Civil do Estado, mas o próprio município vai poder se credenciar para emitir estes alertas”, destacou o Tenente Coronel Marcelino.

Para que a Defesa Civil do Estado pudesse ter uma dimensão mais completa das áreas atingidas pelas chuvas e também visualizasse as peculiaridades do nosso município, o prefeito Vitor Prado sobrevoou a cidade em companhia do Tenente Coronel Marcelino. O município sofreu com deslizamento de encostas, abertura de buracos, entupimento de galerias e residências danificadas pelas chuvas. Cerca de  260 famílias atingidas diretamente.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Timóteo, Joel Mafra, a cidade é monitorada e possui os pontos de atenção detectados. “A equipe da Defesa Civil está mobilizada para emergência, uma vez que ainda há possibilidade de chuvas. O alerta de corrimento de massa ainda persiste pelo estado de saturação da terra, mas iniciamos o trabalho de catálogo dos danos para, posteriormente, buscarmos recursos para a reconstrução definitiva e retorno da normalidade”, explicou.

Com relação aos pontos que, ao longo dos anos, sofrem prejuízos significativos durante o período de chuva, o coordenador da Defesa Civil destacou que há locais danificados, que precisam ser reconstruídos, e existe os pontos históricos, principalmente ocupações em áreas irregulares, já em situação de risco, que necessitam passar por um processo de regularização fundiária. “São pontos que historicamente trazem problemas, mas que exigem um olhar atento para a questão social e uma melhor maneira de tratar, porque não se trata de um trabalho fácil. O município já trabalha na perspectiva da realização da regularização fundiária como forma de resolver o problema destes locais”, ponderou Joel Mafra.

Na manhã desta segunda-feira (13/01), a equipe da secretaria municipal de obras iniciou a colocação de lonas nas encostas sinalizadas com risco de deslizamento, como forma de amenizar o impacto das chuvas nestes locais.

Garantia de acesso a bairros do setor 7

Em caráter emergencial, a Prefeitura de Timóteo iniciou obra de aterramento temporário da cratera aberta, localizada na Avenida Pinheiro, na altura do bairro Limoeiro.

A empresa Andrade Engenharia, responsável pelas obras de drenagem da Avenida Pinheiro, autorizou o município a realizar a intervenção imediata no local, em virtude do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias e visando a preservação da segurança, do fluxo hídrico e da infraestrutura local.

As concessionárias de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica do município foram notificadas pela Administração para que não ocorresse a interrupção na prestação dos serviços nas áreas próximas à obra, visto que os trabalhos iniciados na tarde desta segunda-feira, envolvem, além da colocação de escória e cobertura total do cratera, manutenção da drenagem e a contenção de três postes de iluminação pública.

A cratera localizada na Avenida Pinheiro, na altura do bairro Limoeiro, tem impedido, há algum tempo, a trafegabilidade no local. O problema tornou-se ainda mais grave após as fortes chuvas, exigindo uma intervenção imediata no local a fim de evitar a interdição completa da via, inviabilizando o acesso aos bairros Alphaville e Macuco

Assistência

A secretaria municipal de assistência e desenvolvimento social, em campo desde a manhã de domingo (12/01), tem catalogado as famílias e feito o direcionamento das doações recebidas.

A orientação é para que as pessoas esperem a visita dos técnicos da assistência social e não se dirijam aos pontos de coleta para que a ajuda possa chegar aqueles que realmente estão precisando e evitar o  desencontro de informações.

As doações, a partir de hoje, podem ser realizadas em três locais oficiais, de acordo com a Administração Municipal. Material de limpeza é o item mais necessário no momento. Os pontos de arrecadação são:

  • CRAS – Leste – Avenida Um, 377, bairro Alegre;
  • Secretaria Municipal de Educação – Alameda Trinta e Um de Outubro, 405, Centro Norte;
  • Padaria Timirim – Rua Teobaldo Gomes Pinto, 18, bairro Timirim (ao lado do Hospital Municipal).
  • Manter-se informado e seguro é prioridade

A Prefeitura de Timóteo reitera seu compromisso em estar à disposição da população e orienta para que os cidadãos evitem os locais já afetados ou próximos a encostas; mantenham-se seguros e informados, e acionem a Defesa Civil para qualquer intercorrência, através dos telefones 31 99918-2751 ou 3847-4783.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM