Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Comissão da 43ª subseção da OAB promove 1º Seminário de Direito Cooperativo em Valadares

Comissão da 43ª subseção da OAB promove 1º Seminário de Direito Cooperativo em Valadares

Comissão da 43ª subseção da OAB promove 1º Seminário de Direito Cooperativo em Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Na última terça-feira (05/03), a Comissão de Direito Cooperativo da 43ª Subseção da OAB-MG de Governador Valadares, promoveu o 1º Seminário de Direito Cooperativo, realizado no auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – Fadivale. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas entre advogados, diretores de cooperativas da região e acadêmicos de direito, que acompanharam as palestras ministradas pela representante da Comissão Estadual de Direito Cooperativo da OAB Minas, Dra. Larissa Assis e do Mestre em Administração e Assessor Institucional do Sistema Ocemg, Sr. Geraldo Magela, os quais contribuíram imensamente com apresentação do cooperativismo, no Brasil e no mundo.

Para dar início ao evento a Comissão de Direito Cooperativo foi recebida pelo ilustre coordenador do Curso de Direito da FADIVALE e advogado, Dr. Amarildo Lourenço Costa. O seminário contou com representações das quatro instituições de ensino que ofertam o curso de Direito em Governador Valadares – Fadivale, Univale, Anhanguera (antigo Pitágoras) e Unipac – e representantes das Cooperativas de Crédito Sicoob Crediriodoce, Sicoob Credicope, Sicoob AC Credi e Sicredi; das Cooperativas Agropecuárias, o presidente e o vice da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques e Fernando Ferreira e o presidente da Coopercentro de Guanhães, Ênio Caldeira; da Cooperativa Coolvam (Mucuri), da Cooperativa de Saúde UnimedGV e  demais entidades –  o Sindicato Rural de Governador Valadares e União Ruralista Rio Doce.  Além disso, pessoas importantes do cooperativismo e da comunidade jurídica estiveram presentes como o presidente da OAB de Governador Valadares, Adílson Domiciano, que representou os membros indicados pela OAB e Rayson Andrade, representando a Caixa de Assistência dos Advogados.

Quem deu início ao evento, declarando aberta a sessão solene foi o presidente da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Adílson Domiciano, que na sequência passou a palavra ao presidente da Comissão de Direito Cooperativo e Membro da Comissão Estadual de Direito Cooperativo, Gilmar de Oliveira, que cumprimentou os presentes, e ressaltou a importância do Seminário para o cooperativismo de Governador Valadares e região. Gilmar fez uma breve exposição sobre o cooperativismo mundial, nacional e estadual, demonstrando a relevância do modelo cooperativista para a o desenvolvimento econômico, financeiro, social de uma sociedade mais justa, fraterna e equânime.

Na sequência, Dra. Larissa Assis deu início à sua palestra com a temática “O Direito Cooperativo e a geração de oportunidades para profissionais do Direito”, cumprimentando a todos em nome da Comissão Estadual, agradecendo o convite.  Como uma jovem profissional do Direito, Larissa apresentou uma abordagem voltada para o planejamento de carreira dos acadêmicos, mostrando que o modelo cooperativista é capaz proporcionar crescimento e evolução aos profissionais do Direito.

Através da palestra “O Cooperativismo Mineiro e sua relevância para o desenvolvimento do estado”, Geraldo Magela apresentou dados que demonstram a pujança do movimento cooperativista em Minas Gerais, especialmente com as cooperativas agropecuárias e de crédito. “A realização desse evento traz uma grande contribuição no processo de desenvolvimento sustentável para o cooperativismo mineiro. É uma oportunidade de unir o meio acadêmico, os profissionais, a OAB e a sociedade como um todo, isso contribui para o crescimento e cooperativismo.”, afirmou Geraldo Magela após o evento.

Ao final das palestras, a Comissão de Direito Cooperativo deixou entregas relevantes, a saber: (i) anteprojeto de Lei Municipal entregue à secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida. O documento prevê a criação de lei municipal de apoio, fomento e desenvolvimento do Cooperativismo e em decorrência, a criação do Conselho Municipal do Cooperativismo vinculado à secretária municipal.

Além do requerimento entregue à administração municipal, às quatro instituições de ensino presentes receberam (ii) requerimento para a elaboração conjunta visando a inclusão no plano pedagógico, do  Direito Cooperativo como disciplina autônoma na grade curricular dos cursos de Direito;  (iii) indicação dos membros da Comissão Dalquio Ramos de Oliveira e Herbert Campos Dutra como responsáveis para envidarem esforços na criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Governador Valadares e divulgado (iv) convênio com a Faculdade Unimed com oferta do MBA em Direito Cooperativo via EAD, com desconto de 30% para advogados inscritos na OAB/MG e com o apoio do palestrante Geraldo Magela, representante do Sistema Ocemg.

“A Constituição Federal de 1988 define o cooperativismo como um modelo de negócio essencial para a economia do Brasil. Por isso, é de extrema importância que o cooperativismo esteja presente nos espaços de debate público, e que eventos como o de hoje sejam cada vez mais fomentados. Este é o Compromisso da Comissão de Direito Cooperativo local e estadual”, finalizou o presidente da Comissão, Gilmar de Oliveira, agradecendo a todos e já convidando para o próximo evento, que se realizará no Dia Internacional do Cooperativismo, na sede da 43ª. Subseção da OAB/MG.

Membros presentes da Comissão de Direito Cooperativo da 43ª. Subseção da OAB/MG no I Seminário de Direito Cooperativo:

Gilmar de Oliveira – Presidente

José Francisco da Costa Junior – Vice-presidente

Sabrina de Oliveira Souto – Diretora Secretarial

João Marques Pereira Neto – Rep. Fundação Percival Fechar

José Luciano Gabriel – Rep. Fadivale

Claudius Oscar Pimenta Dias – Rep. Cooperativa Coopercentro Guanhães

Dalquio Ramos de Oliveira – Rep. Cooperativa Sicoob Crediriodoce

Herbert Campos Dutra – Rep. União Ruralista Rio Doce

Horne Ferreira Dutra – Rep. Cooperativa Sicoob Credicope

João Victor Oliveira Sá – Rep. Cooperativa Sicredi

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM