Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Comissão da Câmara aprova projeto para maior transparência na defesa agropecuária

Comissão da Câmara aprova projeto para maior transparência na defesa agropecuária

Comissão da Câmara aprova projeto para maior transparência na defesa agropecuária

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2993/19, que determina ao governo federal a obrigação de publicar na internet, de forma organizada, todos os atos normativos relacionados à defesa agropecuária, incluindo aqueles oriundos de acordos internacionais.

Conforme o texto, a plataforma de divulgação deverá permitir buscas por conteúdo textual, tipo, data e número do ato, além da autoridade emissora (como o Ministério da Agricultura). O sistema também deve oferecer opções para geração de relatórios e exportação de dados.

As informações publicadas deverão ser atualizadas regularmente, com uma defasagem máxima de um dia útil em relação ao Diário Oficial da União, detalhando a vigência e alterações subsequentes de cada norma.

A proposta, que tem sua origem no Senado, foi aprovada com a recomendação do relator, deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF). Ele argumentou que, apesar do Sistema de Consulta à Legislação Agropecuária (Sislegis), mantido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, ser uma fonte importante, é necessário aprimorar os instrumentos de transparência, tornando-os mais acessíveis aos cidadãos.

“As medidas de transparência estabelecidas pelo PL 2993/19 estão em consonância com a Lei de Acesso à Informação (12.527/11)”, afirmou o relator.

Gilvan Maximo também destacou que “a modernização dos sistemas federais de pesquisa de informações de defesa agropecuária dará maior segurança jurídica, tornará o ambiente regulatório mais previsível e fomentará a atração de investimentos para o mercado brasileiro”.

Próximos Passos

O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Antes, o texto já havia sido aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Para que a proposta vire lei, é necessária a aprovação da Câmara, sendo que o texto já foi aprovado pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei aqui.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM