A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute, nesta terça-feira (22), os efeitos da estiagem que afeta profundamente o Rio Grande do Sul. O debate, solicitado pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS), está agendado para às 15 horas, no plenário 6.
Conforme o deputado, a estiagem forçou 50 municípios do estado, o que representa cerca de 10% do total, a decretar situação de emergência. “A falta de chuvas vem após o estado sofrer os danos das enchentes históricas de abril e maio de 2024, além das estiagens nos anos de 2023 e 2022″, destaca Hamm.
Essa sequência de problemas climáticos tem causado um forte impacto na agropecuária local, resultando em dificuldades financeiras para muitos produtores. “As ações do governo, além de lentas, não proporcionaram amplo acesso ao crédito para a maioria dos atingidos”, critica.
O deputado defende a implementação de um sistema de irrigação para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Ele sugere a aprovação de um proposta de lei que altera o Código Florestal para permitir a construção de reservatórios para irrigação em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de propriedades rurais.
“Certamente, a irrigação é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade sem a necessidade de expandir a atividade em novas áreas”, conclui.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br