(foto: Lucas de Oliveira)
Na 46 edio, a Maratona do Rio conseguiu cumprir mais uma vez o principal objetivo: reunir corredores iniciantes, amadores e profissionais em uma mesma prova motivados pelo amor corrida. A preparao e o planejamento para que todo ano o evento seja realizado comea anos antes. Ao No Ataque, Pedro Pereira, head de produto da Maratona, explicou os processos de montagem e organizao, alm de ter apontado j mudanas e novidades para 2026.
H mais de 10 anos nos bastidores, Pedro est acostumado com os processos. O modelo se mantm o mesmo. A cada ano, apenas alguns ajustes so feitos. A novidade deste ano foi colocar a prova dos 5km na quinta-feira (feriado nacional de Corpus Christi) e a dos 10km na sexta (dia til). Toda a organizao do evento funo de uma sociedade das empresas Dream Factory e Spiridon, que so as responsveis desde a montagem da estrutura at contratao de funcionrios.
“A gente sempre faz um planejamento a longo prazo, de trs a cinco anos, traa os objetivos do festival como um todo. Por exemplo, esse ano, consolidou esse formato 5km, 10km, 21km, 42km, cada dia uma prova. Isso a gente planejou h trs anos. E foi construindo, uma costura com a prefeitura para fechar mais um dia e homologar percursos”, comeou Pedro.
O primeiro planejamento colocar o corredor em primeiro lugar. A ideia que a prova seja imersiva na cidade. Alm de correr com vista para os pontos tursticos do Rio, o atleta tambm vive a experincia carioca, da cultura e gastronomia, por exemplo.
“A gente quer que o corredor venha para o Rio e fale da viagem, no s da prova. Sai daqui falando: ‘Cara, conheci o Rio, fui nos restaurantes que a Maratona do Rio me indicou, tinha desconto nos pontos tursticos, usei cortesia do metr, fiquei no hotel oficial da Maratona”, contou.
Outro ponto a participao da cidade como um todo. Nos quatro dias de prova, milhares de pessoas foram assistir e torcer pelos corredores. Este ano, foram mais de 60 mil inscritos. Com as ruas tomadas, a motivao vem de quem vibra a cada quilmetro.
“No pilar engajamento da cidade, a gente comea a costurar essas relaes. Como que faz o morador da cidade ir para a rua torcer. um trabalho de comunicao, de falar do impacto que a prova traz para a cidade. Neste ano, 85% era de fora do Rio e isso lota hotis, restaurantes, pontos tursticos, isso gera um impacto financeiro para o estado e para cidade. E a o morador comea a entender que um evento importante que acontece todo ano”, comentou Pedro.
Montagem da prova
Os corredores contam com uma espcie de “base”, que chamada de “Casa Maratona”, que fica na Marina da Glria. No local, as pessoas retiram os kits das corridas e tem um espao com diversas marcas patrocinadoras, com ativaes para retirada de brindes. Alm disso, a chegada e largada prxima.
Segundo Pedro, a montagem da arena a mais complexa, j que concentra muitas atividades. O espao tambm conta com uma base de atendimento mdico, com aparelhos mdicos.
“Produo no geral, como materiais comea com muita antecedncia. A medalha a gente comea a produzir cerca de cinco meses antes. A montagem da arena cerca de 20 dias antes, as tendas, montar a base de produo, com geradores. Depois entra uma das maiores estruturas que o Hospital de Campanha. uma tenda de 400 m quadrados, com 50 leitos, para atender todo tipo de cenrio de sade, desidratao ou at fratura”, explicou.
A desmontagem da estrutura dura cerca de quatro a cinco dias. No total, contando funcionrios dos bastidores e at seguranas, mdicos, enfermeiros so 3.100 pessoas envolvidas na produo da Maratona.
Planejamento de trajetos e execuo da prova
O planejamento dos trajetos precisa receber aval da Prefeitura do Rio. Contudo, depois de aprovado, o fechamento funo da empresa organizadora. Depois dos objetivos traados, a execuo a parte mais simples e rpida. A partir disso, calculado em quais pontos so necessrios apoio para os corredores.
“Quando a gente desce para a operao, at mais simples. O percurso vai passar pela zona sul, depois vai chegar na Marina da Glria. A desenha o que tem que ter de operao. Tem a hidratao, os postos de ajuda, posio das ambulncias, todo o acesso do staff que vai trabalhar, todo o planejamento de balizamento com as grades. Isso a gente vai desenhando ponto a ponto”, disse Pedro.
Para ele, o que facilita a manuteno do modelo. Os percursos sofrem pequenas alteraes, com o intuito de melhorar a experincia para o atleta.
“A prova vai melhorando, mas a gente no vai reinventando ela. No precisa. Ento, o percurso que a gente tem hoje, por exemplo, dos 42km, que a prova principal, um percurso que a gente comeou em 2019 e s foi melhorando. A gente conseguiu cortar algumas curvas para tornar ele mais rpido, tirar subidas e descidas”, contou.
Os valores entorno da organizao, considerando estrutura at a contratao de servios no divulgada, mas o diretor confessou ser um “projeto bem caro”.
Participao feminina recorde
Neste ano, o pblico feminino tomou conta da Maratona. Os dados da organizao apontaram que 52% do total de inscritos so mulheres maioria nas distncias de 5K, 10K e 21K. O dado representa um crescimento de 12% nos ltimos quatro anos. Para Pedro, que participa ativamente da produo e organizao do evento, o recorde foi orgnico.
“Eu atribuo isso, inclusive o fato de ainda no ser maioria nos 42km, a dificuldade que a mulher naturalmente tem em entrar em um ciclo de maratona, que demanda muito treino. Ento, encontrar esse tempo, sair mais cedo, muitas vezes sozinha para treinar, difcil. Mas est mudando.”
“A gente fica feliz de ver que est crescendo nas outras distncias at se tornar maioria em todas. A gente no fez nada, um comportamento da comunidade mesmo. Uma coisa que a gente atribui a essa mudana o crescimento dos grupos de corrida, porque a sim a mulher consegue ter uma estrutura para fazer isso, para se sentir segura par sair para treinar cedo”, opinou o head.
Mudanas e novidades na Maratona
Para 2026, o planejamento j est traado. Uma das mudanas que sero feitas na incorporao de um novo desafio. Para os corredores j existe o principal desafio, que se trata do 21km + 42km (o atleta faz as duas distncias, uma em cada dia).
“A gente viu que tem muitos corredores que correm as quatro. E vamos lanar o desafio de quatro dias. Que a a pessoa ganha uma sexta medalha, ganha uma por cada prova, ganha a do desafio 21km + 42km, e mais uma outra por ter feito as quatro. Era uma coisa que j pensvamos, mas queria entender a demanda. Esse ano, sem ser uma uma categoria oficial, mais de 700 pessoas fizeram inscrio para as quatro”, falou Pedro.
Outra novidade da Maratona ser a implantao de um novo circuito de preparao para a Maratona do Rio. A ideia levar as provas para diversas cidades do Brasil. A primeira ser Recife. O staff da Dream Factory j est em negociao com outras capitais.
As ideia que as provas tenham percursos crescentes at a data da Maratona do Rio. A primeira cidade a receber o evento ser Recife, que contar com percursos de duas distncias – cinco e 10 quilmetros. O objetivo estimular o corredor a viajar o Brasil. A empresa tambm pretende montar estrutura similar, ainda que em menor escala, como a da Casa Maratona pelas cidades.
* A reprter viajou ao Rio de Janeiro convite da Maratona do Rio
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