Em cerimônia prevista para acontecer agora pela manhã, será assinado em Brasília o contrato de concessão da BR 381, entre Belo Horizonte e o Leste de Minas. A BR-381/MG será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$ 10 bilhões nos próximos 30 anos. O trecho, com extensão total de 303,4 km com tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 4 milhões de pessoas que vivem na região e promova 83 mil empregos diretos e indiretos. Com a concessão, serão realizadas 51 mudanças no traçado, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.
O projeto de readequação da 381 prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instalados pontos de atendimento, áreas de escape e bases de operações para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
Com a assinatura, o primeiro trabalho da concessionária será, em 100 dias, promover uma ampla reabilitação da rodovia, com ênfase na segurança viária e em melhorias visíveis para os usuários. Entre as ações previstas, estão o reparo de pavimento, incluindo tapa-buracos e correções pontuais, a recuperação da sinalização vertical e horizontal, a roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e a manutenção e reforço do sistema de iluminação.
Como todo o bônus tem o seu custo, a nova 381 contará com cinco praças de pedágio nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A cobrança das tarifas, entretanto, só vai começar após a conclusão dos investimentos iniciais, como a melhoria da sinalização e o asfaltamento, resultando em valores que variam entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
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