A assinatura do contrato de concessão da BR-381, realizada nesta quarta-feira (22) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve grande repercussão na bancada de parlamentares mineiros. Entre os petistas, concessão representa compromisso assumido por Lula durante campanha.
O trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares será administrado pela concessionária Nova 381, vinculada ao grupo 4Um FIP, vencedora do leilão realizado em 2024.
Políticos mineiros presentes no evento celebraram a concessão. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, disse que o contrato é um marco importante para a segurança e a qualidade de vida das pessoas.
“Estou no Palácio do Planalto, em Brasília, para celebrar a materialização de uma demanda muito importante dos mineiros. Acompanho a assinatura do contrato da BR-381, que transfere a administração de um trecho de cerca de 300 quilômetros de extensão, de BH a Governador Valadares, para a concessionária Nova 381″, postou nas redes sociais.
Damião também destacou a necessidade de manter o foco em outras demandas cruciais para a infraestrutura rodoviária do estado. “Todas as vezes que me virem próximo do @RenanFilho_ podem ter certeza de que eu vou falar do Anel Rodoviário, porque este é um sonho dos mineiros!”, completou o prefeito.
“Rodovia da vida”
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também celebrou a concessão, enfatizando o impacto histórico da assinatura do contrato:
“Hoje é o dia que o sonho dos mineiros se torna realidade! Finalmente, veremos a BR-381 duplicada. Serão mais de R$ 9 bilhões de investimento para garantir segurança e desenvolvimento econômico para o Leste do Estado.”
Silveira relembrou sua atuação no DNIT e disse que a concessão era uma promessa do presidente. “Há 20 anos, quando fui diretor-geral do DNIT, realizamos as primeiras e imprescindíveis obras na rodovia, principalmente na região do Vale do Aço. Na campanha de 2022, estive novamente ao lado do presidente Lula, em Ipatinga, quando ele prometeu transformar a chamada ‘rodovia da morte’ em rodovia da vida e do desenvolvimento!”, disse o ministro, que também parabenizou os órgãos responsáveis pela viabilização do projeto.
“Dia histórico”
Já o deputado federal Reginaldo Lopes enfatizou a importância da concessão para o desenvolvimento do estado e do país.
“Hoje é um dia histórico para Minas Gerais. Percorrendo a nossa BR-381, em especial de Belo Horizonte a Governador Valadares, o presidente Lula dá a ordem de serviço da concessão da nossa querida BR-381. Vamos resolver essa demanda histórica do povo mineiro e de todo o Brasil”, afirmou Lopes.
O deputado também destacou o papel de Minas Gerais como um estado de integração e a necessidade de melhorar a infraestrutura rodoviária como forma de garantir mais oportunidades. “Minas é um estado das oportunidades, e essa obra vai garantir direitos ao povo mineiro”, concluiu.
O deputado Odair Cunha (PT) também celebrou a assinatura e destacou o grande número de empregos que a obra vai gerar.
“Com o presidente Lula é assim: compromisso assumido, compromisso cumprido. A assinatura do contrato de concessão da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, é esperada há muito tempo e vai trazer mais segurança para todos que trafegam pela rodovia”, disse Odair.
“O projeto prevê duplicação de trechos, faixas adicionais, correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, passarelas para a travessia de pedestres e pontos de atendimento ao usuário. Com investimento de R$ 10 bilhões em 30 anos, a concessão deve beneficiar 4 milhões de pessoas que vivem na região e promover 83,5 mil empregos diretos e indiretos. Seguimos juntos por Minas e pelo Brasil”, concluiu o deputado.
Contrato assinado
A duplicação da BR-381 é uma demanda que se arrasta há décadas. Conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de acidentes, a estrada já passou por três tentativas fracassadas de concessão. O alto custo das obras, os desafios técnicos e a necessidade de desapropriações afastaram investidores em leilões anteriores.
A primeira grande iniciativa ocorreu em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff, quando foi assinada a ordem de serviço para a duplicação. No entanto, os trabalhos ficaram paralisados entre 2015 e 2017, com lotes abandonados pelas empresas contratadas.
Em 2024, o leilão realizado pelo governo federal finalmente atraiu o interesse da iniciativa privada. O grupo 4Um venceu a disputa com uma proposta que combinou menor tarifa de pedágio e compromissos de investimento. O contrato prevê R$ 9,34 bilhões em investimentos totais, com R$ 5,5 bilhões voltados para melhorias na rodovia.
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