O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de maio de 2025, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. As inscrições devem ser realizadas na Página do Participante no site do Inep.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, participantes acima de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão obter a certificação de ensino médio ao alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e mais de 500 pontos na redação.
Datas das Provas
As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame conta com quatro provas objetivas e uma redação, cada prova contendo 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia, os candidatos farão a redação e as provas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, com duração de 5 horas e 30 minutos.
O segundo dia abrangerá as disciplinas de matemática, química, física e biologia, com 5 horas de duração.
Os portões dos locais de aplicação abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h (horário de Brasília), com o início das provas às 13h30. No primeiro dia, as provas terminarão às 19h, e no segundo dia, às 18h30.
Cidades do Pará
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), as provas ocorrerão em datas diferentes: 30 de novembro e 7 de dezembro.
“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, a aplicação do Enem 2025 para quem indicar esses municípios como locais de prova será em 30 de novembro e 7 de dezembro”.
Nome Social
No ato da inscrição, os candidatos podem solicitar tratamento pelo nome social, que é destinado a quem se identifica e deseja ser reconhecido conforme sua identidade de gênero, utilizando dados da Receita Federal.
Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com o cadastro na Receita.
Acessibilidade
Candidatos que precisarem de atendimento especial devem solicitá-lo durante a inscrição, informando suas condições (deficiência visual, auditiva, física etc.). Os recursos de acessibilidade disponíveis estão descritos no edital.
Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. O prazo para pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação para o pagamento.
Se o participante indicar que usará os resultados para obter a certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência, não será gerado boleto.
Reaplicação
As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para quem não compareceu por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br