Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Congresso Nacional lembra o Dia do Holocausto e do Heroísmo com projeção especial

Congresso Nacional lembra o Dia do Holocausto e do Heroísmo com projeção especial

Congresso Nacional lembra o Dia do Holocausto e do Heroísmo com projeção especial

Nesta quarta-feira (23), a fachada do Congresso Nacional foi iluminada por uma projeção que exibia a frase “Holocausto Nunca Mais”, em homenagem ao Iom HaShoá VehaGvurá (Dia do Holocausto e do Heroísmo, em hebraico).

Esta data recorda o genocídio de mais de 6 milhões de judeus e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial, em cidades sob o domínio nazista e em campos de concentração.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou em suas redes sociais que a projeção simboliza não apenas a dor causada pelo extermínio, mas também o espírito de resistência dos que conseguiram sobreviver.

“A frase carrega a dor da brutalidade do passado, mas também da força da resistência. Como judeu e novamente presidente do Senado, sinto-me no dever de dar voz à memória das 6 milhões de vítimas desse regime cruel. Que nunca mais a humanidade experimente esse sofrimento brutal. Que nunca mais se apaguem vozes e histórias em nome do preconceito”, afirmou o senador.

CALENDÁRIO JUDAICO

A data é lembrada anualmente em diversas partes do mundo. Este ano, conforme o calendário judaico, a celebração ocorre no dia 26 de Nissan de 5785, que corresponde à noite de 23 de abril, quarta-feira, e vai até o pôr do sol do dia seguinte, 24. Como o calendário judaico é lunar, a correspondência com o calendário gregoriano varia a cada ano.

O pedido para a projeção partiu da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que tem como missão lembrar o Holocausto e combater o antissemitismo.

DATA OFICIAL

Diversas datas são utilizadas para relembrar o Holocausto. No Brasil, desde a sanção da Lei 14.938, de 2024, observa-se oficialmente o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto todo dia 16 de abril. Este dia foi escolhido em homenagem ao diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que durante a ocupação nazista expediu vistos diplomáticos para salvar judeus e outras minorias ameaçadas.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM