Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Conselho de Alimentação Escolar de Timóteo completa 30 anos de atividades

Conselho de Alimentação Escolar de Timóteo completa 30 anos de atividades

Conselho de Alimentação Escolar de Timóteo completa 30 anos de atividades

REDAÇÃO – O Conselho de Alimentação Escolar de Timóteo (CAE) completou 30 anos de existência em 2024.  A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer destacou as contribuições significativas do órgão além da sua função fiscalizadora frente à compra da merenda escolar que são: promoção da saúde e do desenvolvimento das crianças na garantia de refeições nutritivas e equilibradas; monitoramento da qualidade da merenda escolar; promoção do trabalho coletivo, a transparência e a participação da comunidade na gestão escolar, fortalecendo a relação entre escolas, famílias e fornecedores.

De acordo com a presidente do CAE, Ana Lúcia Pessoa Afonso Campos,  são três décadas de contribuição significativa para a qualidade da alimentação nas escolas.

“Realizamos visitas periódicas nas escolas e creches conveniadas, verificamos a qualidade dos alimentos que chegam e o nível de aceitação das crianças com relação ao cardápio oferecido na merenda escolar. Acompanhamos ainda, a reforma de cozinhas das escolas e fiscalizamos todo o processo de compra dos ítens da merenda. Nós temos representantes dos pais que integram o CAE mas, seria de suma importância que a nossa atuação fosse reconhecida pela comunidade como um todo”, explica Ana Lúcia. A presidente enfatiza que o Conselho cresce com a parceria dos pais seja por meio da criação de políticas públicas em favor da comunidade escolar e pela união de esforços em favor de um mesmo objetivo.

Ao acompanhar a qualidade dos alimentos, o CAE assegura que os estudantes recebam os nutrientes necessários para um crescimento saudável e uma melhor aprendizagem.

Em reunião no mês de maio, a nutricionista Natália Ribeiro Oliveira, que integra a equipe de nutrição da Educação apresentou ao CAE, o trabalho sobre os Dez Passos da Alimentação Saudável que está sendo desenvolvido nas escolas pactuadas com o Programa Nacional de Alimentação Escolar no muncípio. Ela parabenizou o CAE pelos 30 anos de atividades na execução e fiscalização dos recursos financeiros destinados à alimentação escolar, em especial os recursos federais aplicados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Conselho de Alimentação Escolar é o órgão responsável por acompanhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM