TIMÓTEO – Desde o dia 11 de abril deste ano, a operacionalização e funcionamento do Hospital Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, está sob a responsabilidade técnica e administrativa da organização social de saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). Desde então, o estabelecimento hospitalar não conseguiu atender nenhum plano de saúde. O contrato da mantenedora venceu no último dia 8 de outubro.
A instituição, também atua na operacionalização da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro. Ao assumir o hospital, a mantenedora e a secretaria municipal de Saúde garantiram que não haveria interrupção dos serviços assistenciais à população e que o Hospital continuaria sendo referência regional nos atendimentos de média complexidade e maternidade de acordo com os normativos e pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião, o então secretário de Saúde, Eduardo Morais, hoje secretário de Governo e Comunicação, foi taxativo em afirmar no momento da transição da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), para o Therezinha de Jesus, que “não haverá interrupção ou desassistência aos usuários”.
Plano de Saúde
Com o vencimento do contrato da mantenedora, e de seis meses sem atendimento dos planos de saúde, o que se pergunta neste exato momento é o valor do prejuízo que a instituição ofereceu aos usuários da saúde do município de Timóteo e até de cidades vizinhas.
Até então, o Hospital Therezinha de Jesus não respeitou a importância do plano de saúde para as pessoas que o adquiriu. Afinal a pessoa contrata este serviço preventivamente, para poder acioná-lo quando for preciso. Você não faz plano de saúde pensando que poderá utilizá-lo amanhã, mas, se precisar, saberá das coberturas, locais de atendimentos e o nível de assistência contratado.
Na tarde desta sexta-feira (13), acompanhamos no hospital uma paciente que possui dois planos de saúde, com a suspeita de ter sido picada pelo mosquito-palha, mas infelizmente não foi atendida. A paciente recebeu a sugestão de procurar atendimento na cidade de Ipatinga. A paciente terá que esperar até segunda-feira para procurar outros recursos fora da cidade de Timóteo. “Um absurdo”, reclamou.
O vereador Brinnel Tozatti, repercutiu este assunto em um vídeo publicado no final do último mês de setembro em sua rede social. O parlamentar perguntou “por que isso acontece aqui na nossa região”? No mesmo vídeo o vereador Timotense reconheceu que as pessoas sacrificam as economias para manter em dia um plano de saúde. Ele lembrou ainda de um compromisso firmado com a Câmara Municipal, de que o atendimento dos planos de saúde não seria cerceado.
Novo contrato
O JBN não conseguiu apurar sobre a possibilidade de renovação do contrato, ou a publicação de edital para escolha da nova mantenedora. Informação extraoficial aponta que existe a possibilidade da próxima gestão do hospital assinar um contrato de pelo menos 20 anos.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br