Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebra 66 anos de história

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebra 66 anos de história

Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebra 66 anos de história

GOVERNADOR VALADARES – A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce comemora, neste mês de janeiro, 66 anos de trajetória marcada pela contribuição significativa para o setor produtivo do leite no Vale do Rio Doce. Fundada em 25 de janeiro de 1959, a Cooperativa foi idealizada por um grupo de produtores rurais com o objetivo de organizar a cadeia de produção leiteira, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região. A data também marca o aniversário do primeiro empreendimento da instituição, o Armazém da Cooperativa, que abriu as portas um ano depois, em 1960.

Ao longo de sua existência, a Cooperativa se consolidou como uma das principais referências no mercado lácteo de Minas Gerais, com presença expressiva em 52 municípios do Vale do Rio Doce. A atuação da instituição vai desde a coleta diária de leite até a industrialização e comercialização de seus produtos, através da marca Ibituruna, que é reconhecida em estados como Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Décadas de inovação e conquistas  

Durante a sua história, a Cooperativa sempre acompanhou as mudanças e inovações do agronegócio. Nos anos 70, iniciou o processo de industrialização com a produção de leite de saquinho, surgindo assim os postos de recepção de leite. Nos anos 80, inaugurou unidades filiais do Armazém nas comunidades de Coroaci, Engenheiro Caldas, Marilac e São Vitor.

Na década de 90 foi inaugurada na rua 13 de Maio a indústria de leite Longa Vida UHT, com maquinário e as tecnologias mais avançados da época. Já nos anos 2000 o Armazém da Cooperativa foi transferido para a BR 116, no bairro Planalto, onde está localizado até os dias de hoje. Em 2010 a Cooperativa inovou no desenvolvimento de políticas para os cooperados, implantando projetos de assistência técnica como, por exemplo, o Crê$er Genética e o Educampo. O  Armazém também foi ampliado, e em 2018 a Cooperativa implementou o sistema de gestão SmartQuestion para acompanhar em tempo real a coleta de leite, garantir a rastreabilidade, além de prever a demanda na indústria.

Em 2019 a Cooperativa completou 60 anos e iniciou os anos de 2020 com sucesso total! Adquiriu uma propriedade com a dimensão de 11 alqueires de terra onde está em desenvolvimento a Unidade III da Cooperativa.

Novos produtos Ibituruna e Leste de Minas

2024 foi um ano de grandes conquistas para a Ibituruna e a Leste de Mias, marcas dos produtos da Cooperativa. Com a missão de sempre oferecer o melhor do leite, a Ibituruna ampliou seu mix de produtos com os lançamentos: achocolatado Olazinho, bebida láctea Morango e Banana, Doce de Leite Ibituruna no tamanho de 4,6kg e Requeijão Cremoso Leste de Minas. E para atender os consumidores que buscam uma alimentação mais leve e equilibrada, sem abrir mão da qualidade e sabor tradicional que só a Ibituruna oferece, lançou os produtos: Creme de Leite Levíssimo, Mussarela Zero Lactose e Requeijão Light Ibituruna.

Impacto Econômico

Hoje, com mais de 1.000 cooperados e cerca de 400 colaboradores diretos e centenas de prestadores de serviços, a Cooperativa permanece fiel aos seus princípios de desenvolvimento regional, com investimentos constantes em capacitação e qualidade de vida para todos os envolvidos. O impacto econômico das ações da Cooperativa é significativo para o desenvolvimento de Governador Valadares. Somente em dezembro de 2024, os pagamentos de salários, Bônus Fidelidade e Bônus Natalino ultrapassaram a marca de R$ 10 milhões.

Para o presidente da Cooperativa, João Marques, isso reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento integral de seus membros e da comunidade. “Ao longo desses anos fomos mais que uma cooperativa, fomos parceiros dos cooperados, apoiamos famílias, geramos empregos e contribuímos de forma significativa para o crescimento econômico e social da nossa cidade. A cada desafio superado, reafirmamos o papel essencial da Cooperativa como motor do desenvolvimento local e como exemplo de que juntos somos mais fortes. O Bônus Fidelidade oferecido ao cooperado e o Bônus Natalino pago aos colaboradores são uma forma de reconhecer e agradecer o empenho de todos. Além disso, nossa missão vai além de apenas produzir e distribuir leite, é transformar vidas e gerar prosperidade para todos ao nosso redor”, afirmou.

Com 66 anos de história, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce segue sua trajetória de crescimento, mantendo-se firme no propósito de transformação através do cooperativismo. Para o futuro, o vice-diretor-presidente Fernando Ferreira destacou que a expectativa é seguir inovando e expandindo suas operações. “Essa trajetória de sucesso nos dá não apenas motivos para comemorar, mas também inspiração para olhar para o futuro com ainda mais determinação. Nosso compromisso é continuar sendo um pilar de desenvolvimento para toda a região, investindo em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Queremos fortalecer ainda mais os nossos cooperados, criar novas oportunidades e levar a excelência do nosso trabalho para além das nossas fronteiras.”

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM