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Copasa lança campanha para potenciais clientes da tarifa social » Portal MaisVip

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Campanha da Copasa pode promover a redução de até 50% nas contas de água/esgoto para famílias e baixa renda em Minas Gerais

Nesta quinta-feira (23), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão famílias em todo o Estado. Esta campanha tem o objtivo de beneficiar famílias através da tarifa social e, dessa fora, receberem 50% de desconto nas faturas de água e esgoto.

Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.

No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização.

Além disso, nas regiões Leste e Nordeste do Estado de Minas Gerais, que abrange 152 municípios divididos nas gerências regionais de Almenara, Caratinga, Diamantina, Ipatinga e Teófilo Otoni, 50.422 famílias que estão inscritas no site do CadÚnico, poderão perder o benefício por estarem com o cadastro desatualizado.

Por isso, a Copasa lançou uma campanha de incentivos para garantir que famílias elegíveis de todas as regiões conheçam esse direito. Nesse sentido, a tarifa social da Copasa será disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico. Que tenham, assim, a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial. Dessa forma, o benefício é uma das ações de responsabilidade social da Companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS 6, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.

Como conseguir a tarifa social

O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico.

Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente. Além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.

Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Com tudo certo, o benefício do desconto virá na próxima conta.

Usuários que podem perder benefício

Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício.

Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode realizar-se pelo Whatsapp (31) 99770 7000 e WebChat no site www.copasa.com.br. Além disso, a Companhia enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.

Foto: Divulgação Copasa

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