Na AAPI o bem-estar do associado é pensado de forma ampla. Além dos diversos benefícios oferecidos, a associação incentiva práticas culturais e educacionais como forma de promover a saúde preventiva.
As atividades do Coral, fundado em 22 de janeiro de 2004, começaram com a primeira apresentação em março de 2004, sob a regência de Íris Gaudereto, com apoio total da diretoria da entidade. Inicialmente, foram convidados para participar de atividades desenvolvidas pela AAPI no Clube dos Pioneiros os associados e as pessoas da comunidade que estavam precisando interagir e socializar. Foram inscritos 20 integrantes que começaram os ensaios, onde podiam expressar seus sentimentos, afastando a depressão e por fim, aprimorando seus conhecimentos musicais. Com o apoio incessante da diretoria da AAPI, o coral cresceu e contou com a participação de muitos coralistas em apresentações cada vez mais frequentes. Íris ainda era estudante de música, mas, com a vontade de ver seu trabalho dar frutos, ela inseriu gradativamente mais pessoas ao grupo. A partir de então, foram surgindo solicitações de apresentações.
Grupo de Musicalidade ou Coral: no início das aulas não havia a intenção de organizar um coral, mas com o passar do tempo e a evolução dos participantes nas apresentações, a necessidade se materializou. Desta forma, a maestrina divide os participantes em Coral e grupo Vocal de Cantoria, para assim, poder atender com mais eficiência a todos os integrantes e desenvolver as respectivas habilidades.
A agenda do grupo é concorrida; uma vez que recebem convites para diversas apresentações regionais (cerimônias públicas e privadas, datas comemorativas, cantatas, solenidades, formaturas) bem como em outras cidades próximas e até mesmo em outros estados.
Íris Gaudereto, maestrina do grupo desde sua criação, relata que a música traz diversos benefícios comprovados cientificamente para a vida das pessoas, dentre eles estimula o trabalho coletivo; reduz os sintomas de ansiedade e do estresse; beneficia o sistema imunológico e melhora a respiração.
TRABALHO EM EQUIPE
Atualmente, o Coral AAPI conta com 40 pessoas inscritas e o grupo Vocal de Cantoria, com 45 pessoas. Os coralistas ensaiam semanalmente. Nesses quase 20 anos, diante dos desafios do dia a dia, a união e a motivação foram que manteve o coral ativo. Graças à vocação e dedicação da maestrina Íris e à confiança, incentivo e apoio da Diretoria da AAPI em todas as gestões, o trabalho proporciona a melhoria efetiva da qualidade de vida dos associados.
BEM-ESTAR
Além disso, por meio da Assistência Social, uma série de ações são realizadas; desde cursos de artes, iniciação musical, projetos sociais com orientações e práticas para o bem viver, bem como doações de fraldas geriátricas (consulte condições), empréstimos de equipamentos de mobilidade, muletas, andadores e cadeiras de rodas. A cama hospitalar é uma outra concessão feita após entrevista com nossas assistentes sociais, que também realizam visitas domiciliares.
Confira a matéria completa em: zug.net.br