Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Cruzeiro celebra 104 anos com expectativas elevadas na gestão Pedro Lourenço

Cruzeiro celebra 104 anos com expectativas elevadas na gestão Pedro Lourenço

Cruzeiro celebra 104 anos com expectativas elevadas na gestão Pedro Lourenço

O Cruzeiro celebra nesta quinta-feira (2) os 104 anos de suas páginas heroicas e imortais. E com expectativas elevadas para a temporada 2025, muito em função da ‘reviravolta’ promovida no clube, mesmo em curto espaço de tempo, pela gestão Pedro Lourenço.

O empresário, que assumiu a SAF (Sociedade Anônima de Futebol) Cruzeiro no final de abril, comprando as ações de Ronaldo Fenômeno, desde o início traçou objetivos audaciosos para a Raposa. E, ao contrário de seu antecessor, logo deixou de lado o discurso das dificuldades de ‘reconstrução’ do clube.

Não que Pedro Lourenço ignore a elevada dívida do Cruzeiro. Afinal, de acordo com os dados divulgados em agosto, só no processo de Recuperação Judicial ainda haviam R$ 465 milhões a serem quitados até 2033. Mas, por diversas ocasiões o mandatário já afirmou não querer utilizar isso como uma espécie de ‘muleta’.

Não por acaso, logo na primeira janela de transferências do clube sob o seu comando já foram investidos mais de R$ 200 milhões na contratação de reforços, com a chegadas de nomes como o goleiro Cássio, os volantes Matheus Henrique, Walace e Peralta, além dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Diaz.

Com estes jogadores, o clube conseguiu chegar à final da Sul-Americana, mas acabou batido pelo Racing na grande decisão. Na reta final do Brasileiro, o clube também acabou ‘derrapando’, deixando escapar a vaga para a Libertadores.

Dentro deste processo também precisa ser destacada a presença do CEO Alexandre Mattos, que tem o aval de Pedro Lourenço para coordenar a busca pelos novos reforços.

Só que desta vez, no planejamento da temporada 2025, o Cruzeiro apostou em um novo ‘formato’, dando preferência a contratação de jogadores ‘livres no mercado’ sem ser necessário investir tanto na compra de direitos econômicos dos atletas.

Assim foram, por exemplo, os casos de Dudu (ex-Palmeiras), Eduardo (ex-Botafogo), Bolasie (ex-Criciúma), Rodriguinho (ex-América) e, claro, Gabigol (ex-Flamengo).

Com estes jogadores incorporados a base de 2024, a gestão Pedro Lourenço entende que  o nível do elenco foi elevado, a ponto de torrnar o Cruzeiro competitivo com as demais grandes equipes do país.

Desta forma, o objetivo é brigar firme por títulos em todas competições que o clube disputará: Mineiro, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão.

Confira abaixo algumas das medidas tomadas pela gestão Pedro Lourenço para a temporada 2025:

Aposta em Diniz

Um dos primeiros ‘atos’ da gestão Pedro Lourenço para 2025 foi bancar a permanência do técnico Fernando Diniz. Mesmo após grande pressão de parte da torcida para a demissão do treinador.

De fato, o rendimento da equipe sob o comando de Diniz foi ruim: três vitórias, seis empates e seis derrotas, o que corresponde a um aproveitamento de apenas 33,3%.

A gestão entende, entretanto, que Diniz, agora começando desde a pré-temporada e tendo papel direto na formação do novo elenco, tem tudo para obter sucesso, repetindo o que conseguiu, por exemplo, com o Fluminense, campeão da Libertadores em 2023.

As contratações

Dentro do planejamento para a temporada 2025, o Cruzeiro buscou ‘mesclar’ experiência e juventude. E trouxe reforços para praticamente todas as posições. Confira:

Christian (volante) – Ex-Atlhlético-PR, o jogador de 23 anos, que se destacou desde as categorias de base no Furacão, já trabalhou sob o comando de Eduardo Barros, hoje auxiliar técnico de Fernando Diniz

Rodriguinho (meia) – O jovem de 21 anos, que já teve passagem pela base do próprio Cruzeiro, volta ao clube após boa passagem pelo América. Ainda conta com a versatilidade de poder atuar como ala.

Dudu (atacante) – Revelado pelo Cruzeiro, Dudu, de 34 anos, está de volta à Toca da Raposa após ter se transformado em ídolo do Palmeiras.

Bolasie (atacante) – O franco-congolês Bolasie, de 35 anos, chega ao Cruzeiro após se destacar pelo Criciúma. A ideia é dar mais opções a Fernando Diniz, que sofreu para montar o ataque na reta final do Brasileirão.

Gabigol (atacante) – Considerado a ‘cereja do bolo’, a contratação de peso prometida por Pedro Lourenço à torcida. Após anos de idolatria no Flamengo, não teve o contrato renovado pelo clube carioca e aceitou a proposta celeste, tendo assinado por quatro temporadas.

Acertados, mas ainda não anunciados oficialmente:

Fagner (lateral) – Ex-Corinthians, o veterano jogador chega para ser uma ‘sombra’ para William, titular absoluto da posição no Cruzeiro.

Eduardo (meia) – O meio-campista de 34 anos é apontado como capaz de dar um toque de qualidade à equipe.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM