O Cruzeiro completa, nesta quinta-feira (2/1), 104 anos de história com a realização da tradicional missa de ação de graças. Além das celebrações, a expectativa dos torcedores é pelo anúncio de mais contratações para reforçar o elenco celeste nos desafios de 2025.
A Raposa disputará o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana nesta temporada que está prestes a começar. A preparação para os torneios terá início no dia 5 de janeiro, data da reapresentação do elenco após as férias.
O grupo de jogadores viajará para Orlando, nos Estados Unidos, no dia seguinte, para os primeiros passos da pré-temporada. O Cruzeiro terá dois compromissos amistosos na Flórida, sendo um diante do São Paulo, em 15 de janeiro, e outro contra o Atlético, no dia 18.
Para conseguir ter um desempenho em 2025 melhor do que o de 2024, o Cruzeiro fez mudanças internas importantes, definiu algumas situações de atletas que não faziam mais parte dos planos e se lançou ao mercado em busca de novas peças de reposição. Até o momento, cinco jogadores já foram anunciados.
A diretoria também reforçou a confiança no trabalho de Fernando Diniz, que quase foi demitido no fim do ano passado. O técnico terminou o ano com desempenho de apenas três vitórias, seis empates e seis derrotas. Além disso, não conseguiu o título da Sul-Americana sobre o Racing, da Argentina, e nem a classificação para a Copa Libertadores via Brasileirão – terminou em nono, com 52 pontos.
Cruzeiro ataca o mercado
No que será o primeiro ano completo da gestão de Pedro Lourenço à frente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro tem se mostrado imponente no mercado. Logo na virada do ano, o clube anunciou a sua maior contratação para a temporada: a chegada do atacante Gabigol, ídolo do Flamengo.
O presente dado pelo Cruzeiro à torcida era um sonho de Pedrinho. O gestor já havia prometido que buscaria um jogador para “dar uma sacudida em Minas Gerais”. E conseguiu. O centroavante assinou contrato até dezembro de 2028.
Antes de Gabriel, a diretoria celeste também havia dado um presente de Natal aos cruzeirenses. O clube oficializou a contratação de Dudu, que estava livre no mercado após rescindir o vínculo com o Palmeiras. Ele firmou contrato até dezembro de 2027, com possibilidade de ampliação por mais dois anos depois do prazo.
A confirmação de Dudu também teve repercussão no cenário nacional, principalmente depois da tentativa frustrada entre as partes em junho do ano passado. À época, o Cruzeiro chegou a anunciar a chegada do camisa 7. No entanto, depois de sofrer pressão de integrantes de uma organizada do Palmeiras, o ‘baixinho’ desistiu do negócio.
Reforços menos ‘badalados’
Os primeiros movimentos do Cruzeiro no mercado foram logo após o fim do Brasileirão de 2024. O clube se movimentou e acertou a contratação do volante Christian, que pertencia ao Athletico-PR. Os mineiros precisaram desembolsar cerca de R$ 18 milhões para fechar com o jogador de 24 anos.
CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos esteve atento também a oportunidades locais. O dirigente atuou nos bastidores e fechou com Rodriguinho. O meia de 21 anos estava de saída do América após não chegar a um acordo por renovação.
O outro reforço já anunciado pelo Cruzeiro é o congolês Yannick Bolasie. O veterano de 35 anos, que estava livre no mercado depois de passagem pelo Criciúma, acertou com a Raposa até o fim desta temporada.
Raposa tem expectativa por mais três reforços
A expectativa no aniversário de 104 anos do Cruzeiro é pelo anúncio de outros três reforços que já estão ‘engatilhados’ pela diretoria. Os celestes já têm acordo bem encaminhado com o lateral-direito Fagner, do Corinthians, com o meia Eduardo, ex-Botafogo, e com o atacante Marquinhos, do Arsenal.
Fagner chegará ao clube de BH por empréstimo até o fim de dezembro. Os custos dos salários do defensor serão divididos igualmente entre Cruzeiro e Corinthians. Já Eduardo tem negociação semelhante a de Bolasie. A Raposa viu uma boa oportunidade de mercado e deu ao jogador um ano de contrato.
Por sua vez, Marquinhos foi uma indicação de Diniz, com quem trabalhou junto no Fluminense em 2024. Ele será emprestado pelo Arsenal até o término da atual temporada.
Cruzeiro está em busca de um zagueiro
Não é segredo para ninguém que o Cruzeiro quer um zagueiro para reforçar o time. Contudo, a diretoria tem encontrado dificuldades no mercado para encontrar o nome ideal com o perfil de ‘xerife’.
O Cruzeiro chegou a ter negociações bem adiantadas com o Lyon, da França, por Adryelson, mas depois esbarrou na alta pedida salarial do jogador e recuou. Depois disso, passou a olhar mais atentamente para o mercado nacional em busca de uma alternativa.
David Luiz, que se despediu do Flamengo após o fim de contrato, passou a ser cogitado em segundo plano. Ele agrada uma parte da diretoria, mas ainda não recebeu uma proposta concreta.
A notícia Cruzeiro completa 104 anos e tem expectativa por mais anúncios de reforços foi publicada primeiro no No Ataque por Luiz Henrique Campos
Confira a matéria completa em: noataque.com.br