O Cruzeiro não decepcionou os mais de 20 mil torcedores que foram ao Independência na noite deste sábado (22/4), e tampouco os outros milhões mundo afora, e venceu o Grêmio por 1 a 0, em sua primeira partida atuando em casa pela Série A do Campeonato Brasileiro, após o calvário da Série B. O gol foi marcado por Bruno Rodrigues.
Com este resultado, a Raposa termina o dia na 10ª posição com três pontos somados, enquanto o Tricolor fica logo abaixo. Como o torneio está no início e haverá mais jogos neste domingo (23/4), a classificação desta rodada pode mudar.
Em campo, o técnico Pepa resolveu escalar uma equipe quase idêntica àquela dos últimos jogos, com exceção de uma peça. O atacante Wesley, duramente criticado pela torcida, ficou no banco de reservas, enquanto Nikão, camisa 10, começou entre os titulares — ele, no entanto, não correspondeu às expectativas.
Os cânticos e a felicidade da torcida estrelada no Horto dão indícios de que a confiança no clube para este ano não estão abalados. Agora, o foco é na Copa do Brasil, onde o time precisará, novamente, do apoio das arquibancadas.
O jogo
Aquela história de um jogo começar mais ameno, com as duas equipes se estudando, é inválida para este duelo entre mineiros e gaúchos. Logo nos lances iniciais, os gremistas partiram para o ataque para tentar abrir o placar rapidamente — o craque Luis Suárez era um dos mais acionados, mas a defesa cruzeirense foi eficaz.
Os sustos não demoraram, e o Cruzeiro tomou o controle do jogo e partiu incansavelmente para frente. O atacante Bruno Rodrigues era o jogador que mais carregava a bola rumo ao campo adversário, enquanto pelo lado oposto, o trabalho era mais dividido.
A primeira etapa foi bem disputada, mas com a Raposa abafando mais e com mais lances de perigo. Pelo lado celeste, crísticas ao atacante Nikão, que não conseguiu agregar às jogadas, tendo, por algumas vezes, passes errados e atrasando contra-ataques.
A segunda etapa começou mais quente, disputada, mas com leve superioridade azul-celeste. E a pressão surtiu efeito: após chances claras de gol para ambos os lados, explosão no Independência: em escanteio cobrado por Filipe Machado, que acabara de entrar, a bola foi direto para Bruno Rodrigues, que chutou de primeira, mascado, mas a bola foi morrer no canto do gol.
Depois disso, o Grêmio foi com mais afinco por marcar, o que abriu espaço para os defensores do Cruzeiro, em especial o goleiro Rafael Cabral, brilharem. A equipe do Rio Grande do Sul pressionou e assustou nos minutos finais, mas não foi eficiente para estragar a festa no estádio.
Futuro
Os próximos dias na Toca da Raposa serão tensos. Na próxima terça-feira (25), às 19h, o Cruzeiro pega o Náutico, novamente no Independência, pela terceira fase da Copa do Brasil. Nos Aflitos, houve derrota por 1 a 0, com isso, será necessário um triunfo por pelo menos dois gols de diferença para passar.
Pelo Campeonato Brasileiro, o compromisso da terceira rodada será diante do Red Bull Bragantino, time que já enfrentou este ano, mas por amistoso. A partida será em Bragança Paulista, no sábado (29/4), às 18h30.
FICHA TÉCNICA
O quê: Cruzeiro 1 × 0 Grêmio
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: sábado, 22 de abril de 2023, às 21h (de Brasília)
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Wallisson); Nikão (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa
Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Everton Galdino), Nathan (Zinho) e Cristaldo (Gustavinho); Bitello, Vina (André) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gol: Bruno Rodrigues aos 18′ do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Gilberto, Ramiro, Richard, Lucas Oliveira e Marlon (CRU); Luis Suárez e Kannemann (GRE)
Cartão vermelho: Lucas Oliveira (CRU)
Público: 21.605
Renda: R$ 787.057,00