A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta terça-feira (6/2) quando será o sorteio dos grupos da Copa Sul-Americana, fase em que o Cruzeiro entra no torneio. Evento será realizado em Luque, no Paraguai, no dia 18 de março, uma segunda-feira.
Serão quatro potes, formados a partir do ranking de clubes da entidade desportiva, para definir os oito grupos e também “nivelar” a força de cada chave.
Ao todo, são 44 times participantes, sendo que 12 disputam a primeira e a segunda fases, chamada de preliminar. Na fase de grupos, 12 se classificaram automaticamente (brasileiros e argentinos); ainda há mais 16 equipes que integram as chaves após passarem das primeiras fases (que começam no dia 5 de março); e mais quatro que vêm da Copa Libertadores – eliminados da terceira fase preliminar.
Assim, ao todo, são 32 clubes divididos em oito grupos, com quatro cada. Se classificam às oitavas de final apenas os primeiros colocados de cada chave; os oito segundos colocados participam de um playoff com os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
A última vez que a Raposa disputou a Sula foi em 2017; classificação em 2024 ocorreu após o 14º lugar no Brasileirão Série A do ano passado. Veja, abaixo, as agremiações participantes por país.
Argentina
- Boca Juniors
- Racing
- Defensa y Justicia
- Lanús
- Belgrano
- Argentinos Juniors
Bolívia
- Jorge Wilstermann
- Nacional Potosí
- Real Tomayapo
- Universitario de Vinto
Brasil
- Athletico
- Internacional
- Fortaleza
- Cuiabá
- Corinthians
- Cruzeiro
Chile
- Coquimbo Unido
- Everton
- Universidad Católica
- Unión La Calera
Colômbia
- Independiente Medellín
- América de Cali
- Tolima
- Alianza Petrolera
Equador
- Delfín
- Universidad Católica
- Técnico Universitario
- Deportivo Cuenca
Paraguai
- Guaraní
- Olímpia
- Sportivo Ameliano
- Sportivo Luqueño
Peru
- Sport Huancayo
- ADT
- Deportivo Garcilaso
- Universidad César Vallejo
Uruguai
- Montevideo Wanderers
- Racing
- Cerro Largo
- Danubio
Venezuela
- Carabobo
- Deportivo La Guaira
- Metropolitanos
- Rayo Zuliano
Confira a matéria completa em: zug.net.br