Embalado com vitórias e atuando pela primeira vez no Independência em 2024, o Cruzeiro fez o seu ‘dever de casa’ e bateu o Unión La Calera por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (16/5). Com esse resultado, o time mineiro garantiu sua classificação na Copa Sul-Americana.
O gol foi marcado pelo festejado camisa 10 Matheus Pereira, ainda no inÃcio do primeiro tempo. A campo, o treinador Fernando Seabra levou a equipe que vem sendo titular nos últimos duelos.
Ainda não há como saber se a Raposa tem chances de passar diretamente à s oitavas de final. Fato é que, ao término desta 5ª rodada da fase de grupos, o clube fica em 2º lugar com 9 pontos â não podendo mais ser alcançado pelo próprio La Calera â,  colocação que garante vaga pelo menos nos playoffs.
Na última rodada, o Cruzeiro enfrenta o Universidad Católica, lÃder do Grupo B, e que ainda pega o lanterna Alianza.
Desde os minutos iniciais, o Cruzeiro buscou o ataque para sair logo à frente no placar, especialmente com bolas lançadas na área. E foi assim que o time obteve êxito, logo aos 6 minutos do primeiro tempo.
Na direita, William deu um belo drible no adversário e cruzou forte para Matheus Pereira, que entrava na pequena área para empurrar para o fundo das redes. Após isso, os mandantes continuaram com a posse de bola e levando perigo, mas o ritmo foi diminuindo.
Aos 39, quase que o lateral-esquerdo Marlon amplia, ao cabecear no travessão após cruzamento de Arthur Gomes. Já os chilenos se arriscavam quando podiam, mas a defesa celeste se mostrou superior.
O segundo tempo foi parecido com o primeiro: os brasileiros dominando a partida e partindo em busca de gol, enquanto os adversários, em raras oportunidades, tentavam buscar o deles.
Com as substituições, que oxigenaram o meio-campo e o ataque, o Cruzeiro não perdeu o pique e continuou criando chances. Gabriel Veron, por exemplo, entrou e errou uma finalização cara a cara com o goleiro adversário.
Futuro
Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou as duas próximas rodadas do Brasileirão, o próximo compromisso do Cruzeiro deverá ser pela Sul-Americana, na 6ª rodada da fase de grupos. O embate com a Católica está marcado para quinta-feira, 30 de maio, às 21h, no Mineirão.
O quê: Cruzeiro 1 x 0 Unión La Calera
Motivo: 5ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte
Quando:Â quinta-feira, 16 de maio de 2024 Ã s 21h (de BrasÃlia)
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Romero (Ramiro), Lucas Silva (João Pedro), Matheus Pereira e Barreal (Vitinho); Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Rafa Silva (Rafael Elias). Técnico: Fernando Seabra
La Calera: Ibañez; Rebolledo (Gigliotti), Ferrario, Parnisari e Matus; Pérez, Aued, Ulloa, Encinas (Huerta) e Cavalleri; Soldano. Técnico: Manuel Fernández
Arbitragem: Ivo Mendez (BOL); Carlos Tapia (BOL) e Roger Orellana (BOL). VAR: Jorge Baliño (ARG)
Gol: Matheus Pereira aos 6′ do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Matheus Pereira (CRU); Aued (ULC)
Confira a matéria completa em: zug.net.br