Neste mês, a Ação Educativa do Instituto Usiminas vai oferecer à comunidade do Vale do Aço mais um debate da série de cursos do Programa de Formação de Professores. Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 212835), a segunda edição acontece no próximo dia 15 de abril (sábado), a partir das 10h. O professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku, e autor de 57 livros, Daniel Munduruku, conduzirá uma discussão sobre como a cultura indígena pode amparar debates sobre temas na atualidade.
As inscrições para o curso já estão abertas. Os interessados em participar podem se inscrever via Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. Haverá sorteio de ônibus gratuitos para viabilizar a visitação de estudantes de escolas públicas aos equipamentos culturais do Instituto Usiminas. Todos os cursos oferecem certificado. As atividades se estendem até novembro com cursos sobre cultura indígena, questões de gênero, acessibilidade e antirracismo.
Essa iniciativa reforça a atuação social continuada da Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, nas comunidades. Com o Programação de Formação de Professores, a Ação Educativa busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, consolidando o compromisso da empresa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU).
Serviço:
15/4 | Programa de Formação com Professores
O que podemos aprender com a cultura indígena? – com Daniel Munduruku
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Usiminas
Daniel Munduruku é professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 57 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP – Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.