Próximo de ser anunciado pelo Atlético, o volante Gabriel Menino deixa o Palmeiras entre altos e baixos ao longo de sete temporadas. Pelo clube paulista, o atleta de 24 anos foi convocado pela Seleção Brasileira, conquistou 11 títulos, mas se tornou reserva no fim da trajetória.
Menino foi revelado pelo Verdão em 2018 e terá sua primeira experiência fora da Academia. O jogador somou 243 jogos, 18 gols e 17 assistências na trajetória pelo alviverde, tendo conquistado duas Libertadores (2020 e 2021), dois Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Brasil (2023) e quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024).
Na temporada passada, disputou 48 dos 67 jogos do time paulista, mas apenas 15 como titular. Ele teve de lidar com a forte concorrência de Aníbal Moreno, Zé Rafael e Richard Ríos no setor. Por outro lado, foi peça importante da equipe em 2023, ano em que o Palmeiras levantou a taça do Campeonato Brasileiro.
Menino na Seleção
Além de atuar no meio-campo, Menino foi acionado na lateral-direita em determinados momentos. Nessa posição, o atleta foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira, em 2020, mas não entrou em campo.
“Ele teve sete jogos nessa posição (lateral) no Palmeiras. Ele teve na base a formação como lateral também, falamos com Angelo do sub-15. Pegamos todas as informações de características pessoais e técnicas. Todo o histórico, além do acompanhamento em quatro jogos in loco e oito pela TV”, disse Tite, na época.
“É um novo talento surgindo em posição importante que nós temos. Mas, em termos táticos, vou responder o mesmo que falei sobre Daniel Alves, que estava jogando no meio no São Paulo. Ele fazia função de armação no time, mas também esta função na Seleção. O Menino é inverso. Ele vai ter função ofensiva para ser articulador na Seleção – comentou o treinador”, prosseguiu o treinador.
Menino também ajudou a Canarinho a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos naquele ano, com três jogos disputados – todos saindo do banco de reservas.
Negociação envolve Paulinho
Gabriel Menino chega ao Atlético em uma negociação que envolve a venda do atacante Paulinho ao Palmeiras por 18 milhões de euros (R$ 115 milhões). Além dele, o Galo receberá Patrick Silva, que também é volante.
Eles devem ser as primeiras contratações oficializadas pelo clube para a próxima temporada. Ambos disputarão posição com Otávio, Paulo Vitor, Fausto Vera e Alan Franco no time mineiro.
Battaglia (zagueiro) e Zaracho (meia) foram utilizados em posições diferentes em 2024, mas também podem agregar nessa função. Vitinho, jovem de 20 anos da base, é outro que deve ser relacionado com mais frequência no time profissional.
A notícia Da Seleção a reserva, Menino chegará ao Atlético após altos e baixos no Palmeiras foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende
Confira a matéria completa em: noataque.com.br