Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Decreto da PMI define critérios para pagamento aos atingidos pela chuva

Decreto da PMI define critérios para pagamento aos atingidos pela chuva

Decreto da PMI define critérios para  pagamento aos atingidos pela chuva

Objetivo é viabilizar o acesso ao benefício socioassistencial emergencial

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, publicou nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Município, o Decreto n°. 11.415, que define regras para o pagamento de até um salário-mínimo e meio aos desabrigados e desalojados pelas chuvas que assolam a cidade. O documento regulamenta os critérios, prazos e valores para a concessão do benefício eventual prestado em virtude de emergência e/ou estado de calamidade pública.

Segundo o chefe do Executivo, o objetivo da medida é prover meios para sobrevivência material e de redução dos danos, garantir condição de minimizar as rupturas ocorridas e proporcionar condição de convivência familiar e comunitária.

O benefício será concedido de forma pecuniária e em caráter provisório e suplementar. Uma das regras estabelecidas é o cadastramento das famílias atingidas, o que já vem sendo feito em quatro pontos definidos pela prefeitura:

– Escola Municipal Artur Bernardes (rua Jordão, 66 – Canaã)
– Escola Municipal Chirlene Cristina (rua Monza, 25 – Bethânia)
– Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 – Chácaras Madalena)
– Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 – Chácaras Oliveira).

O cadastro ajudará o município a compreender as necessidades e prioridades.

Como principais requisitos, o beneficiário precisa ser residente e domiciliado no município; apresentar o laudo de interdição total do imóvel ou o relatório técnico da Defesa Civil caracterizando a situação de risco, perdas e danos.

Este benefício socioassistencial, afiançado pelo Sistema Único de Assistência Social, demandará parecer social feito por trabalhador do SUAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O responsável familiar deverá apresentar documentos de identificação pessoal com foto e o CPF.

O benefício será de até um salário-mínimo para famílias com até cinco integrantes e de um salário mínimo e meio para famílias com mais de cinco integrantes.

O prefeito Gustavo Nunes fez questão de reunir o secretariado em seu gabinete para definir os detalhes do decreto, como demonstração do esforço do Executivo em amenizar o sofrimento dos afetados pela chuva. “É importante que todos compreendam a dimensão dessa medida. Trata-se de um apoio, uma ajuda, uma mão estendida. Nossa população vai superar este momento e queremos estar ao lado dela até o fim”, disse.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM