A Defesa Civil de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, emitiu um alerta para os moradores desalojados pelas chuvas das últimas semanas, pedindo que não retornem a suas residências neste período devido à previsão de novas chuvas fortes.
O secretário municipal de Reconstrução, Resiliência Climática e Defesa Civil, Mário Rocha, declarou: “Por segurança, achamos prudente pedir para as pessoas permanecerem onde estão”. Apesar de os níveis dos rios terem começado a baixar, a previsão é de que a chuva que atinge regiões mais altas do estado aumente o nível das águas no Lago Guaíba a partir da tarde deste sábado (28).
Rocha acrescentou: “Desde ontem, voltou a chover em algumas regiões, como na Serra Gaúcha. A chuva nas cabeceiras dos rios, como o Taquari e o Jacuí, afetará diretamente Eldorado do Sul”.
A expectativa é que o pico da cheia ocorra entre segunda-feira (30) eterça-feira (1º). O secretário mencionou que os meteorologistas preveem um volume maior de chuvas do que nas semanas anteriores e alertou para o risco de o Guaíba atingir uma cota acima do normal.
“Se as pessoas retornarem às áreas de risco, sabendo que o rio pode transbordar, estarão colocando suas vidas em perigo e atrapalhando a operação montada para garantir a segurança da população”, comentou Rocha, que reafirmou a prontidão da equipe municipal.
O alerta afeta principalmente os moradores de 11 bairros: Assentamento Irga, Chácara, Vila da Paz, Cidade Verde, Itaí, Sol Nascente, San Souci, Centro, Medianeira, Loteamento Popular e Picada. “Quem está fora, fique fora. Aguardem o resultado das próximas chuvas para avaliarmos a situação”, completou o secretário.
Desde o início das chuvas, em 17 de junho, foram registradas 5.361 pessoas desalojadas e 345 desabrigadas, que tiveram que buscar abrigo em locais designados pela prefeitura.
Mário Rocha destacou que, apesar do cenário atual de chuvas intensas, nada se compara à situação crítica enfrentada em maio de 2024.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br