Uma parceria inédita, envolvendo órgãos como as unidades de Defesa Civil de Ipatinga e Estadual, Guarda Civil o CREA-MG, garantiu o aumento dos atendimentos às vítimas das chuvas intensas que afetaram a cidade no último final de semana. Até o momento, foram vistoriadas 230 residências, resultando no aumento do número de desabrigados de 130 para 157 pessoas entre os dias 13 e 16, e de desalojados de 400 para 799. A força-tarefa, composta por engenheiros e geólogos, opera em oito equipes para vistoriar áreas ainda não atendidas, incluindo ruas no bairro Bethânia.
Apesar dos avanços, muitas áreas permanecem cobertas por barro, colocando em risco residências e vias de tráfego em caso de novas chuvas. Moradores podem solicitar atendimento pelo telefone 3829-8181, aplicativo Fala Ipatinga ou Instagram @defesacivil_ipatinga. A tragédia impõe à cidade um esforço significativo de recuperação, com prioridade nas ações preventivas e emergenciais.
Para melhorar a assistência aos desabrigados, os abrigos foram transferidos para locais mais adequados, como o Centro Comunitário Cristão (C3), no Jardim Panorama, com capacidade para 200 pessoas; e o antigo alojamento da Usiminas, no Centro, que dispõe de 34 quartos, refeitório e áreas de convivência. Esses espaços foram devidamente limpos e organizados para oferecer maior conforto às famílias afetadas.
Confira a matéria completa em: portaln.com.br