FABRICIANO – A proximidade do período das chuvas, exige planejamento e reforça a importância de investimentos na prevenção de desastres, mitigação de danos e preservação de vidas. Por isso, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, realiza o II Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2023/2024.
O objetivo do encontro é detalhar o que foi feito ao longo do ano visando prevenção – tais como obras, ações de limpeza e manutenção, educação ambiental e orientação da população, sobretudo, das que vivem em áreas de risco – e também, apresentar novas ações a serem realizadas, de maneira rápida e efetiva, em caso de desastres naturais.
O Seminário aconteceu no auditório do Paço da Prefeitura. Nele foram lembrados os principais pontos do Plano de Contingência do Município – que prevê ações e pontos de atenção de pronta resposta em caso de ocorrências de natureza hídrica, geológica e humana.
O encontro contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais e parceiros como o 5º Pelotão Corpo de Bombeiros de Minas, 12º Região de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Polícia Militar, Legislativo Municipal dentre outros – que também integram o Plano de Contingência de Fabriciano.
Participaram do Seminário representantes da Defesa Civil de municípios vizinhos de outras sete cidades do Leste de Minas Gerais.
APLICATIVO E ORIENTAÇÃO NAS ESCOLAS
No Seminário, por diversas vezes, foi reforçado que o trabalho da Prefeitura e da Defesa Civil começa antes, muito antes do período chuvoso. E a colaboração da população é essencial para mitigar os danos e, principalmente, poupar vidas quando o período de chuvas chegar.
O diretor de Defesa Civil de Fabriciano, Luiz Guilherme Amaral Jr., destaca que o município adquiriu aderiu ao aplicativo PROX, que emite alerta de risco para situações como: enchentes, chuvas, deslizamentos etc.
“O aplicativo é um aliado, sobretudo para quem mora em área de risco, pois emite alerta em tempo real. Ou seja, dá tempo para que a pessoa consiga sair em segurança, tomar as medidas necessárias conforme as orientações já repassadas pela Defesa. Mas para isso, a população precisa querer usar. O aplicativo é gratuito, basta baixar e preencher os dados”, reforça Juninho Guilherme.
Além do aplicativo PROX, o município também segue com o trabalho “Defesa Civil na Escola”.
OBRAS E AÇÕES EFETIVAS
De relevo acidentado e crescimento desordenado por décadas, Coronel Fabriciano é uma cidade que carrega um passivo com diversos pontos de risco para deslizamentos e inundações. E desde 2017, a atual gestão investe em obras e infraestrutura, sobretudo nestes locais, para garantir mais segurança e condições de vida para estas famílias.
“Dadas as condições, é uma cidade de risco muito grande para chuvas. E por isso tentamos minimizar por meio de obras e investimentos. Alguns exemplos são, as redes pluviais, as pavimentações de vias e avenidas – que contemplam drenagem, justamente, para evitar problemas de trechos de alagamentos – contenção de encostas e construção de muros de arrimos. Também realizamos a limpeza periódica de vias, córregos e bueiros. E ainda continuamos a buscar novos recursos para a cidade”, explica o vice-prefeito Sadi Lucca.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 3406-7352 ou Bombeiros, 193.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br