Maioria dos 183 deputados federais ouvidos avalia governo Lula como negativo
Nesta quarta-feira (22), a Quest divulgou um levantamento que aponta que 42% dos deputados federais avaliam negativamente o governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por outro lado, 32% avaliam de forma positiva.
O levantamento ouviu 183 deputados federais (35% do número total) entre os dias 29 de abril e 20 de maio e foi encomendado pela Genial Investimento. Nesse sentido, a pesquisa tem uma margem de erro de aproximadamente 4,8 pontos.
De acordo com o diretor da Quest, Felipe Nunes, há, sim, uma tendência de piora na avaliação deste governo. Anteriormente, em 2023, a avaliação negativa chegava em 33%, enquanto a positiva girava em torno de 35%.
Segundo o diretor, a piora nas avaliações aconteceram, principalmente, entre os deputados que não se consideram oposição e nem governista. Ou seja, são independentes.
A pesquisa também perguntou aos deputados sobre qual direção o Brasil está seguindo. Segundo 52% dos entrevistados, o Brasil está indo na direção errada. Para 38%, o país está na direção certa e 10% não souberam ou não responderam.
Além disso, os entrevistados também responderam sobre a relação do governo Lula com o Congresso. Nesse sentido, 43% responderam de forma negativa, 33% apontam como regular e somente 22% indicam positivo.
“O tempo do governo está curto, faltam menos de dois meses para o começo das festas de São João; e os deputados não parecem dispostos a colaborar, mesmo com toda a atenção dada a eles. Vai dar trabalho aprovar novos projetos esse ano”, afirma o diretor da Quaest.
Foto destaque: Reprodução/Fábio Rodrigues-Pozzebom
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br