O primeiro eclipse lunar de 2025 ocorrerá entre a noite do dia 13 e a madrugada do dia 14 de março. Este fenômeno pode ser observado em todas as regiões do Brasil, segundo informações do Observatório Nacional. O evento acontece quando a Terra se coloca entre a Lua e o Sol, bloqueando a luz solar que chega até a Lua.
O eclipse se desenrolará em três fases distintas: penumbral, parcial e total. A entrada na penumbra está programada para 23h57 do dia 13 de março. Já a fase total, que ocorre quando a Lua fica completamente imersa na sombra da Terra, chamada de umbra, começará às 3h25 (horário de Brasília) do dia 14 e deverá durar pouco mais de uma hora.
É importante notar que os eclipses lunares podem ser admirados a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais. Durante o fenômeno, o observador poderá perceber mudanças na iluminação e na coloração da Lua.
Em certos eclipses totais, a Lua não fica obscura completamente. Devido à dispersão da luz solar na atmosfera terrestre, um efeito interessante faz com que a Lua assuma uma tonalidade avermelhada, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br