Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Deslizamentos em Ipatinga (MG): Zema lamenta mortes e alerta população para previsão de mais chuva

Deslizamentos em Ipatinga (MG): Zema lamenta mortes e alerta população para previsão de mais chuva

Deslizamentos em Ipatinga (MG): Zema lamenta mortes e alerta população para previsão de mais chuva

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte de 11 pessoas em decorrência das chuvas em Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, e alertou a população que vive em áreas de risco sobre a possibilidades de novos deslizamentos na cidade, que tem previsão de chuva forte nos próximos dias.

Zema foi até a cidade mineira na manhã desta segunda-feira (13) e falou com a imprensa. O governador ainda destacou o trabalho da Prefeitura de Ipatinga e Defesa Civil ao acolher os desalojados pelas chuvas.

“Vim a Ipatinga nesse momento tão difícil, tão triste… Ontem tomei conhecimento da chuva que caiu na madrugada de sábado para domingo e que, infelizmente, ocasionou 11 óbitos entre Ipatinga e Santana do Paraíso. Mas a prioridade, desde o primeiro momento, foi fazer a busca das vítimas porque ameniza um pouco o sofrimento dos familiares e amigos. Um segundo momento é prestar ajuda humanitária. A Defesa Civil está acompanhando a questão dos desalojados e desabrigados, que totalizam aproximadamente 220 pessoas. Hoje temos o caminhão da Defesa Civil chegando com um kit limpeza, kit higiene e colchões”, explicou.

Zema ainda fez um novo alerta à população. “Eu encerro aqui fazendo um apelo. Aqueles que moram e estão próximos à áreas de risco que tomem muita cautela. O chão ainda está encarregado, há previsão mais chuva e mais deslizamentos podem ocorrer”, enfatizou.

Ipatinga registrou mais de 200 mm durante a madrugada de domingo (12)

Durante a coletiva, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), informou que a área mais afetada da cidade chegou a registrar mais 200 mm de chuva durante a madrugada de domingo (12).

“Foi um evento muito atípico. No primeiro momento, a informação era de que havia chovido 84 milímetros em um culto de espaço tempo. Mas depois descobrimos que, só na região do Betânia, houve 204 mm de precipitação. Isso significa 204 metros cúbicos de água, 204 litros por metro quadrado. Ou seja, além de muita água, nos últimos 30 dias choveu praticamente todos os dias no nosso município. Então, a terra ficou muito encharcada”, explicou.

Prefeitura vai depositar um salário mínimo a vítimas das chuvas, diz Nunes

O prefeito ainda comentou que irá publicar um decreto que autoriza o município a fazer um depósito no valor de um salário mínimo na conta de pessoas que tenham sido atingidas pelas chuvas e cumprem requisitos sociais.

Além disso, Nunes afirmou que trabalha junto ao governo estadual para fazer os pagamentos dos aluguéis sociais para quem não tem para onde ir. Também serão distribuídos alimentos, água e kit de higiene.

Gustavo Nunes relatou que há mais de 70 equipamentos trabalhando na limpeza das ruas da cidade e desobstruindo os canais da rede pluvial, que ficaram entupidos pela lama das encostas. Sobre a previsão de novas chuvas, o prefeito ressaltou o alerta de Zema.

“Eu também faço um apelo para que você que está em um local de risco saia de casa. Procure as equipes que estão trabalhando pela prefeitura e governo estadual, que nós vamos te auxiliar. Nós não vamos abandonar essas pessoas”, garantiu.

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM