Legenda: Leonardo Horst, advogado da AAPI
Advogado dá dicas de como garantir uma boa aposentadoria nos dias de hoje
No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia do Aposentado. Uma data para homenagear aqueles que dedicaram sua vida ao trabalho e que, em muitos casos, renunciam ao merecido descanso para continuar contribuindo com a sociedade em diversas frentes. A assessoria jurídica da AAPI dá dicas para garantir uma boa aposentadoria.
Também é importante refletir sobre como podemos garantir, durante todo o ano, que os direitos fundamentais da pessoa idosa sejam respeitados. Principalmente quando falamos sobre moradia, saúde e transporte.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais tem crescido significativamente. Entre o Censo Demográfico de 2010 e de 2022, a população nesta faixa etária cresceu 57%. Ao mesmo tempo, o número de crianças com até 14 anos neste período decresceu 12,6%, apontando o envelhecimento da população.
Carlos Evangelista de Araújo tem 81 anos. Morador do bairro Cariru, ele é associado da AAPI desde 1987. Para garantir sua qualidade de vida, ele faz questão de usufruir de todo o serviço prestado pela associação: viagens, lazer, esportes e saúde.
“Isso é a minha saúde, né?! Eu dependo da AAPI, das atividades, do lazer, das danças, da convivência com meus colegas… Isso é a continuidade da minha vida. Se eu permanecer do jeito que estou, eu vou ter mais dias de vida e mais dias de felicidade”, declarou o aposentado.
José Marcelino Neto é morador do bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Associado da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), ele pontua que apesar de se sentir grato pelo cuidado da população com as pessoas mais velhas, a aposentadoria hoje é repleta de desafios.
“O salário caiu muito e só vai caindo. O percentual é muito baixo. A gente vai levando”, aponta José.
Garantindo uma boa aposentadoria
Um dos importantes serviços na vasta cartela dos benefícios da AAPI, é a assessoria jurídica. Leonardo Horsth, advogado que atende na AAPI, destaca a importância de se fazer um planejamento previdenciário para garantir uma boa aposentadoria nos dias de hoje.
“É necessário verificar as contribuições já feitas e planejar as contribuições que ainda serão feitas para decidir como que ele vai se encaixar nas regras da aposentadoria”, pontua o profissional.
Leonardo lembra ainda da possibilidade de contribuir para uma previdência privada para garantir uma complementação financeira.
“Muitos contribuintes que trabalhavam na Usiminas contribuíram também para a previdência Usiminas e além de ganharem o salário da previdência social, conhecido como INSS, ganham também uma complementação de uma previdência própria. Na vida financeira da pessoa idosa aposentada é muito bom para ajudar na organização financeira e até familiar”, conclui o advogado.
Confira a matéria completa em: portaln.com.br