Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Dos 19 vereadores de Ipatinga, apenas quatro permaneceram nos mesmos partidos

Dos 19 vereadores de Ipatinga, apenas quatro permaneceram nos mesmos partidos

mn_20240408162120_4DsvM1eBJy.jpg

Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de abril, de 2024 | 16:21

Dos 19 vereadores de Ipatinga, apenas quatro permaneceram nos mesmos partidos

Arquivo DA
Com as trocas, as bancadas do PT, PP, Cidadania e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na CâmaraCom as trocas, as bancadas do PT, PP, Cidadania e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara

Com o fim da janela partidária no fim de semana, diversos políticos escolheram o partido pelo qual querem disputar as eleições municipais de outubro de 2024.

“A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, e não dos vereadores e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato”, explicou a assessoria de comunicação da Câmara de Ipatinga.

Na cidade, dos 19 vereadores que cumprem mandato na Casa Legislativa, “apenas quatro continuaram nos mesmos partidos: as vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta, ambas petistas; Vianei, que continua no Avante e Avelino Cruz, que permaneceu no PP”, conforme divulgou a Câmara.

O Avante passou a contar com mais uma cadeira no Legislativo, já que Zé Terez saiu do PSL e filiou-se ao partido.
Mudaram de partido os vereadores Ademir Cláudio, do MDB para o Cidadania, e Adiel Oliveira, do PMN para o PMB. Quem também passa a fazer parte da nova bancada no Partido da Mulher Brasileira (PMB) é Welington da Floricultura, que deixou o PSC.

Toninho Felipe saiu do Cidadania e filiou-se no Agir. Os vereadores Tunico e Nivaldo Antônio saem respectivamente do Podemos e do PTC e passam a fazer parte do PP e do PMN. Hermínio Bernardo saiu do PSDB e filiou-se ao Novo.

O partido União Brasil contará com duas cadeiras na Casa, as dos vereadores Coronel Silvane e Professor Ney, que saíram do PSC e PTC. O presidente da Casa, Ley do Trânsito, saiu do PSD e filiou-se ao PL. A vereadora Mariene Patrícia saiu do Patriotas e foi para o Republicanos.

Chiquinho saiu do PP e migrou para o Cidadania; Daniel do Bem saiu do PSD e foi para o PV; e, por fim, Fernando Ratzke deixou o Cidadania e filiou-se ao Rede Sustentabilidade.
Com as trocas, as bancadas do PT, PP, Cidadania e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara de Ipatinga.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM