Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Eclipse anular poderá ser visto em várias lugares do país, mas pode causar cegueira

Eclipse anular poderá ser visto em várias lugares do país, mas pode causar cegueira

Eclipse anular poderá ser visto em várias lugares do país, mas pode causar cegueira

Moradores de diversas cidades do Brasil poderão acompanhar o eclipse anular do Sol, neste sábado (14). O fenômeno, entretanto, não deve ser observado de forma direta, sem proteção para os olhos. Os especialistas recomendam segurança.

O que é eclipse anular
Significa o alinhamento da Terra, da Lua e do Sol. A sobreposição resulta na formação de uma espécie de “anel de fogo” em torno da silhueta da Lula. Apenas ficam visíveis as bordas do Sol.

A agência espacial norte-americana – NASA alerta que nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada em um eclipse desse tipo. No Brasil, esse fenômeno ocorrerá nas regiões Norte e Nordeste do país com mais evidência.

O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia descarta o uso de celulares, câmeras fotográficas e de telescópios sem os filtros apropriados na hora de observar o fenômeno. Nem mesmo os óculos escuros são indicados. Uma das possíveis soluções é o uso de lentes que filtrem mais de 99% da luz solar. Outra alternativa é a montagem de uma câmera escura.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM