Moradores de diversas cidades do Brasil poderão acompanhar o eclipse anular do Sol, neste sábado (14). O fenômeno, entretanto, não deve ser observado de forma direta, sem proteção para os olhos. Os especialistas recomendam segurança.
O que é eclipse anular
Significa o alinhamento da Terra, da Lua e do Sol. A sobreposição resulta na formação de uma espécie de “anel de fogo” em torno da silhueta da Lula. Apenas ficam visíveis as bordas do Sol.
A agência espacial norte-americana – NASA alerta que nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada em um eclipse desse tipo. No Brasil, esse fenômeno ocorrerá nas regiões Norte e Nordeste do país com mais evidência.
O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia descarta o uso de celulares, câmeras fotográficas e de telescópios sem os filtros apropriados na hora de observar o fenômeno. Nem mesmo os óculos escuros são indicados. Uma das possíveis soluções é o uso de lentes que filtrem mais de 99% da luz solar. Outra alternativa é a montagem de uma câmera escura.
Confira a matéria completa em: zug.net.br