TIMÓTEO – As eleições municipais deste ano ganharam um contorno nacional nas últimas semanas. Com o fechamento da janela partidária desenhou-se um cenário do que poderá está para as eleições 2024, porque de um lado o Partido dos Trabalhadores (PT) está preocupado em melhorar seu péssimo desempenho nas eleições de 2016 e 2020 – quando não elegeu nenhum prefeito nas 26 capitais, pela primeira vez desde a redemocratização.
Do outro lado, o presidente do Partido Liberal, Waldemar Costa Neto (preso por porte ilegal de arma), tem previsão otimista demais de chegar a mil prefeitos, usando Bolsonaro como cabo eleitoral de luxo. No entanto a disputa municipal, vem se tornando mais do que nacional.
Saindo das capitais para o interior, os pré-candidatos a prefeitos e até vereadores estão sendo convencidos pelas duas siglas | PT e PL | para tornar Lula e Bolsonaro reforços de peso para as candidaturas.
Em Timóteo (MG), cidade de quase 100 mil habitantes por exemplo, o quadro está se desenhando. Dois pré-candidatos a prefeito – Vinícius Bim (PT) e Vitor Prado são exemplos para essa acirrada disputa pelos cabos eleitorais de luxo – Lula e Bolsonaro. Neste mesmo pacote está o candidato oficial do Partido Liberal, partido de Bolsonaro e Michele, Renato Araújo. Ou seja, Vitor Prado e Doutor Renato estão tentando alinhar o norte das campanhas no mesmo rumo e com a benção do mesmo santo.
Pelas beiradas, está o candidato do prefeito Douglas Willkys, Eduardo Morais, que esteve nas vigílias na porta do quartel, simpatizante de Bolsonaro, mas, acabou fechado com o partido Novo do governador Romeu Zema. Pelas postagens de Morais, tentar colar a sua imagem no governador de Minas será a sua missão.
Ainda como pré-candidatos, estão a advogada Alda Castro e o delegado Jorge Caldeira. Alda Castro filiada ao PSD, partido do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apesar da sigla não fazer parte da federação – PT, PV e PCdoB, pertence ao grupo partidário que declarou apoio ao presidente Lula nas últimas eleições. O PSD de Alda Castro e Alexandre Silveira é a sigla com a terceira melhor situação financeira no quesito Fundo Partidário.
Também figura como pré-candidato a prefeito de Timóteo, o delegado Jorge Caldeira, filiado ao PDT de Leonel Brizola. O delegado ainda busca um norte e padrinho para a sua campanha.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br