Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Em Ipatinga, maioria de denúncias de violações de direitos humanos é de violência contra mulher

Em Ipatinga, maioria de denúncias de violações de direitos humanos é de violência contra mulher

mn_20240625164458_ycc11N9XaC.jpg

26 de junho, de 2024 | 08:00

Em Ipatinga, maioria de denúncias de violações de direitos humanos é de violência contra mulher

Marcello Casal/Agência Brasil
A maior parte das vítimas de violações de direitos humanos na cidade são mulheresA maior parte das vítimas de violações de direitos humanos na cidade são mulheres

Por Isabelly Quintão – Repórter Diário do Aço

Em Ipatinga, a maioria das denúncias acolhidas pelos canais Disque 100 e Ligue 180, que recebem demandas referentes a violações de direitos humanos, é de violência contra mulher. No total, a cidade já registrou 138 denúncias desse tipo de agressão neste ano.

As informações foram registradas no painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do governo federal. Durante este mesmo período, o município registrou 436 denúncias que, além da violência contra o público feminino, envolvem violência contra criança e adolescente; pessoas idosas; cidadão, família ou comunidade; pessoa com deficiência; pessoa em restrição de liberdade; e população LGBTQIAPN+.

A maior parte das vítimas, considerando todos os tipos de denúncias, são mulheres. Elas representam 63,37% dos casos.

Apesar de as denúncias a respeito de violência contra mulher estarem à frente das demais na localidade, logo atrás está a violência contra idosos, com 137 registros. Ou seja, a diferença entre um público e outro é de apenas um registro, o que também demonstra a violência sofrida pela população da terceira idade.

Além disso, uma das denúncias mais atendidas é de violência contra criança e adolescente. A respeito deste tipo de violação de direito humano, 111 casos foram atendidos em Ipatinga pelos canais criados pelo governo federal.

Local
A maior parte dos crimes denunciados ocorrem na casa da vítima, na casa onde reside a vítima e o suspeito e na casa do suspeito. A via pública também aparece no painel de monitoramento da ONDH entre os principais tipos de locais onde as agressões físicas ou psicológicas ocorrem.

Elas indicam agressões que ocorrem, principalmente, de forma diária ou ocasional. A maioria das denúncias que ferem, em especial, a integridade, a liberdade e os direitos sociais das vítimas já ocorriam há mais de um ano.

As violações de direitos humanos atendidas pelo Disque 100 e Ligue 180 englobam difamação, calúnia, assédio, importunação, violência, estupro, discriminação, injúria, negligência, constrangimento e até mesmo tortura.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM