Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Encontro De Contadores De Histórias Reúne Personalidades Culturais Em Coronel Fabriciano

Encontro De Contadores De Histórias Reúne Personalidades Culturais Em Coronel Fabriciano

Encontro De Contadores De Histórias Reúne Personalidades Culturais Em Coronel Fabriciano

A Escola Estadual Professora Celina Machado em Fabriciano, será palco nesta quarta-feira, 10, às 14h, do “Ananse – Encontro de Contadores – Histórias em Cena”. O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O encontro contará com a presença de contadores de histórias e artistas da região. Entre os convidados estão Edna Imaculada Inácio de Oliveira, atriz, contadora de histórias, professora e pedagoga.

Edna é cofundadora do Coletivo Roda das Pretas e traz consigo uma vasta experiência na arte da narrativa oral. José Santana de Farias, conhecido como Mestre Santana, é mestre e compositor, presidente e cofundador da Associação dos Marujos de São José dos Cocais. Ele participa da tradição da Marujada há 60 anos, sendo um grande conhecedor e guardião dessa cultura afro-brasileira.

Outra convidada é Ilza Helena da Silva, artista plástica e ceramista, reconhecida por seu trabalho “Arte do Malacabado”, declarado patrimônio cultural imaterial de Coronel Fabriciano. Também estará presente Waltair Alves, Mestre Merrinho de Caio, mestre de capoeira e um dos principais nomes da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Quilombo do Queimado em Ipatinga. Com 48 anos de experiência na capoeira, sendo 33 como mestre, ele iniciou sua trajetória em 1976 e desde então vem contribuindo para a preservação e disseminação dessa arte.

Mediação

A mediação do evento ficará por conta de Sonaly Torres, produtora cultural, atriz, contadora de histórias, professora e pedagoga. Sonaly é também dramaturga e cofundadora do Rizoma Cultural, sendo uma figura central na promoção da cultura na região.

“O Encontro de Contadores é uma oportunidade para o público conhecer e se encantar com a riqueza das tradições culturais locais. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em se emocionar com histórias que atravessam gerações e mantêm viva a herança cultural do Vale do Aço”, anunciou Sonaly Torres.

Confira a matéria completa em: portaln.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM