Em meio a uma guerra tarifária iniciada pelo governo de Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve um encontro no último domingo (4) com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. A reunião aconteceu em Los Angeles, onde Haddad estava em busca de investimentos em data centers para o Brasil.
Este foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde a posse de Trump, em 20 de janeiro, e ocorreu de forma não programada na agenda oficial do ministro, que inicialmente tinha apenas uma passagem pela Califórnia antes de seguir para o México na terça-feira (6).
“Recebi um retorno de que ele [Scott Bessent] tem interesse em iniciar o diálogo com o Brasil”, afirmou Haddad. Ele explicou que, por ora, as tarifas de 10% sobre produtos brasileiros e os 25% sobre aço e alumínio em vigor devem ser discutidos, embora essas negociações estejam sendo conduzidas pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
“Podemos até falar, mas quem conduz a negociação de tarifa neste momento é o vice-presidente. A parte comercial é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio”, destacou Haddad.
Objetivos da Viagem
Durante sua estadia em Los Angeles, Haddad apresentou um plano do governo brasileiro voltado para investimento em centros de dados e inteligência artificial, ressaltando a liderança do Brasil em energias renováveis.
- Ministro se reunirá com investidores internacionais e representantes do Google e da Nvidia;
- Participação em painel da Conferência Anual do Instituto Milken.
Na continuidade da agenda, Haddad encontrará empresários brasileiros e investidores estrangeiros na terça-feira (6), seguido por uma reunião bilateral com executivos da Amazon. Sua viagem se encerrará no México, onde terá reuniões com o secretário do Tesouro e Crédito Público, Edgar Zamorra.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br