Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Esquadrilha da Fumaça retorna a Ipatinga para exibição especial em comemoração aos 60 anos

Esquadrilha da Fumaça retorna a Ipatinga para exibição especial em comemoração aos 60 anos

mn_20240425182525_Xumm6jRl9C.jpg

25 de abril, de 2024 | 18:15

Esquadrilha da Fumaça retorna a Ipatinga para exibição especial em comemoração aos 60 anos

O evento será no dia 11 de maio, a partir das 16h

Divulgação
Espetáculo conta com sete aviões A-29 Super Tucano e deve durar 35 minutosEspetáculo conta com sete aviões A-29 Super Tucano e deve durar 35 minutos

Por Matheus Valadares – Repórter Diário do Aço
A “Esquadrilha da Fumaça”, como é conhecido popularmente o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), irá “colorir” o céu do Vale do Aço no dia 11 de maio, a partir das 16h. O evento trata-se de mais uma homenagem aos 60 anos de emancipação político-administrativa de Ipatinga, que faz aniversário nesta segunda-feira (29/4).

O anúncio oficial da vinda da Esquadrilha da Fumaça foi feito na tarde desta quinta-feira (25), em entrevista coletiva com o prefeito Gustavo Nunes (PL) e o capitão aviador Nery Lima Bezerra.

Segundo o chefe do Executivo, a conversa para a esquadrilha retornar ao município foi iniciada ainda em 2023, mas não ocorreu por conta da agenda do agrupamento.

Anderson Figueiredo
O anúncio do evento foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes e o capitão aviador Nery Lima BezerraO anúncio do evento foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes e o capitão aviador Nery Lima Bezerra

“É um momento, mais uma vez, muito importante, e gostaria aqui de agradecer a Deus, agradecer também a toda equipe da Esquadrilha da Fumaça, em nome do capitão André Bezerra, por ter atendido a solicitação da Prefeitura de Ipatinga, que foi feita, na verdade, há um ano. Mas nós sabemos que a agenda da Esquadrilha da Fumaça é bastante concorrida”, afirmou.

As performances acrobáticas, que envolvem sete aeronaves Super Tucano A-29 produzidas pela Embraer – mesmo modelo utilizado em 2022, no ano da última apresentação da Esquadrilha em Ipatinga –, poderão ser acompanhadas de uma posição mais privilegiada no Parque Ipanema, o principal cartão-postal da cidade. Foi a primeira apresentação após dois anos de paralisação devido à pandemia de covid-19. Antes de 2022, a outra vinda ao município havia sido 12 anos antes.

“Depois daquela recepção que a gente teve aqui em 2022, o que eu posso dizer é que é um privilégio, é um prazer muito grande poder estar de volta e ser mais uma vez muito bem recebido aqui. Hoje pela manhã eu já fiz alguns sobrevoos do Centro da cidade para fazer um reconhecimento, uma identificação técnica da região do Parque Ipanema e assim que eu pousei eu já vi que a população já estava muito engajada, já estava todo mundo sabendo o que ia acontecer e esse calor da população aqui de Ipatinga e do Vale do Aço é muito legal”, exclamou satisfeito o capitão Bezerra.

O aviador também falou sobre o tempo de apresentação do grupo e a quantidade de manobras que poderão ser vistas pela população.

“A duração é de 35 minutos e durante esse tempo a gente vai fazer em torno de 45 a 50 manobras. Esse é o nosso display padrão que a gente vai fazer em caso de bom tempo. Se houver muitas nuvens, com o tempo nublado, a gente tem um display adaptado que é de cerca de 25 a 30 minutos, com menos manobras, mas tudo feito dentro da segurança”, explicou. Importante ressaltar que é proibido o uso de drones durante a exibição.
Os aviões A-29 Super Tucano usados nas acrobacias são do mesmo modelo utilizado na defesa da fronteira do nosso país.

Por fim, o capitão Nery Lima Bezerra reforçou a necessidade dos interessados em assistir o evento chegarem dentro do horário para não perderem nenhuma manobra do espetáculo.

“A gente vai iniciar a nossa demonstração às 16h. Infelizmente, em 2022, muitas pessoas ficaram presas no trânsito e não conseguiram chegar até o Parque Ipanema. Então, a gente reforça a importância do pessoal se planejar e sair cedo de casa, chegar no Parque Ipanema e achar um lugar confortável”, finalizou.

Instruções técnicas
Antes de receber a imprensa, o prefeito Gustavo Nunes participou de uma reunião com instruções técnicas, junto com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM