Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Estudo mostra que Ipatinga teve aumento de casos de violência contra idosos

Estudo mostra que Ipatinga teve aumento de casos de violência contra idosos

mn_20240704095138_KJpJNgFiSv.jpg

04 de julho, de 2024 | 09:45

Estudo mostra que Ipatinga teve aumento de casos de violência contra idosos

Divulgação

O 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga divulgou, na tarde desta quarta-feira (3), o quantitativo de ocorrências envolvendo pessoas idosas. O Delegado Gilmaro Alves, esclareceu que os dados se referem a todas as ocorrências em que maiores de 60 (sessenta) anos de idade figuram como vítimas, não apenas aqueles crimes previstos no Estatuto do Idoso.

Os dados mostram que nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso houve uma ligeira queda quando analisados os anos de 2022 e 2023, enquanto Ipatinga apresentou uma ligeira alta. Considerando toda a regional (as dezesseis cidades), até meados de 2024, já haviam sido registradas 828 ocorrências, demonstrando queda nos números para 2024, se persistir o quantitativo para o segundo semestre.

As mesmas quedas também foram observadas nas cidades de Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, sendo esta última a que apresentou maior índice de queda com 40%, de 2022 para 2023.

Reprodução Dados Estatísticos
Nota: Os dados referentes ao ano de 2024 foram considerados até o dia 19 de junhoNota: Os dados referentes ao ano de 2024 foram considerados até o dia 19 de junho

Cuidados

Segundo o Delegado, os cuidados com nossos idosos são essenciais para garantir que eles não sejam vítimas de crimes, especialmente em uma sociedade onde a vulnerabilidade dessa faixa etária pode ser explorada por criminosos, dentre esses cuidados podemos citar:

A Educação e Conscientização, vez que precisamos informar os idosos sobre os tipos comuns de golpes e fraudes, como telefonemas falsos, e-mails fraudulentos e visitas domiciliares de falsos profissionais.

Vigilância Familiar, ou seja, os familiares devem manter um diálogo aberto e constante com os idosos, orientando-os a não fornecer informações pessoais ou financeiras a estranhos.

Segurança Residencial, Orientá-los a nunca abrir a porta para desconhecidos e a sempre verificar a identidade de prestadores de serviços antes de permitir a entrada também, além de colocação de travas e sistemas de alarmas.

Publicado anteriormente:

https://diariodoaco.com.br/noticia/0107591-crimes-contra-idosos-crescem-na-regiao-metropolitana-do-vale-do-aco

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM